Dívida das famílias, empresas e Estado sobe para 793.600 milhões de euros em maio

O endividamento do setor não financeiro (administrações públicas, empresas e particulares) aumentou 3.700 milhões de euros em maio face a abril, para 793.600 milhões de euros, informou hoje o Banco de Portugal.

Dívida das famílias, empresas e Estado sobe para 793.600 milhões de euros em maio

Dívida das famílias, empresas e Estado sobe para 793.600 milhões de euros em maio. Segundo o BdP, o endividamento do setor público (administrações públicas e empresas públicas) subiu 2.300 milhões de euros, para 357.300 milhões de euros, enquanto o endividamento do setor privado (empresas privadas e particulares) aumentou 1.400 milhões de euros, para 436.300 milhões. No setor público, a subida “deveu-se ao incremento de 1.300 milhões de euros no endividamento perante o exterior e ao acréscimo de 900 milhões de euros no endividamento face às administrações públicas”.

Já no setor privado, o endividamento das empresas privadas cresceu 1.000 milhões de euros, “sobretudo junto do setor financeiro e do exterior”, enquanto o endividamento dos particulares subiu 400 milhões de euros, “exclusivamente junto do setor financeiro”. Em termos homólogos, face a maio de 2021, o endividamento das empresas privadas cresceu 4,2%, à semelhança do que aconteceu em abril. Quanto ao endividamento total dos particulares, aumentou 4,3% relativamente ao período homólogo, valor similar ao verificado em abril. O BdP atualiza em 22 de agosto as estatísticas relativas ao endividamento do setor financeiro.

Fisco alerta para emails falsos sobre regularização tributária de contribuintes
Um alerta sobre mensagens fraudulentas supostamente provenientes da Autoridade Tributária e Aduaneira para regularização da situação tributária de contribuintes foi publicado no Portal das Finanças, sendo o segundo aviso em menos de duas semanas (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS