Dia da Poupança: 9 em cada 10 trabalhadores consideram educação financeira essencial

Dia 31 de outubro é o Dia da Poupança e, nos tempos incertos atuais, os trabalhadores consideram fundamental o acesso à a educação financeira.

Dia da Poupança: 9 em cada 10 trabalhadores consideram educação financeira essencial

Nos tempos atuais, em que o stress e a incerteza afetam os trabalhadores mais do que nunca, conhecer os fundamentos da educação financeira permite assumir maior controlo das finanças pessoais e, consequentemente, ter maior segurança. O bem-estar financeiro assumiu maior preponderância e veio para ficar. No âmbito da celebração do Dia da Poupança e da Literacia Financeira, que se assinala neste dia 31 de outubro, a MetLife, no âmbito do seu permanente apoio aos trabalhadores em busca de bem-estar financeiro, sensibiliza as empresas para a importância deste fator de stress para os colaboradores. Especificamente, 45% dos trabalhadores relatam que a origem dos seus problemas de saúde reside em problemas financeiros.

Dia da Poupança: 9 em cada 10 trabalhadores consideram educação financeira essencial

Nas empresas que trabalham para alcançar uma boa educação financeira através de diferentes programas, 76% dos colaboradores declaram estar satisfeitos com os benefícios oferecidos pela empresa. Contudo, nas empresas em que este modelo ainda não está implementado, o número cai 17%. Além disso, e ao contrário de outros anos, um em cada quatro profissionais considera que estes programas são agora indispensáveis para alcançar o bem-estar financeiro e, quando é considerado como uma opção a ser implementada na organização, o número sobe para nove em cada dez (85%), o que reflete o peso que a educação financeira está a adquirir entre os trabalhadores, em particular, após o confinamento.

Número de empresas que fornecem educação financeira aos colaboradores cresce

Estas ações estão não só a ganhar relevo entre os trabalhadores, mas também entre próprias empresas. Uma longa lista de empresas organiza cursos, atividades ou seminários de curta duração para ajudar os colaboradores a adquirir bons conhecimentos e assim obter bons hábitos através da motivação. E como um facto positivo a destacar neste dia, em comparação com 2019, mais 10% das empresas estão conscientes dos benefícios do bem-estar financeiro.

O impacto que a felicidade tem na produtividade dos colaboradores

1. Definir como se pretende alcançar o bem-estar dos colaboradores e como se pretende executar esse objetivo. Além do bem-estar financeiro, o bem-estar mental ou social também são fatores a ter em conta.

2. Avaliar como é que os atuais benefícios e programas apoiam o bem-estar, para analisar o que pode ser melhorado e como.

3. Envolver os colaboradores. Será mais fácil chegar a um consenso entre todos e, além disso, a figura do líder melhorará através do exercício de uma liderança participativa.

4. Aprofundar a procura do bem-estar do colaborador, especialmente o bem-estar financeiro, um dos mais pretendidos.

«Há vários anos que existem rankings das melhores empresas para trabalhar, cuja classificação não está baseada nos níveis salariais que praticam, mas sim no ambiente de trabalho que proporcionam. As organizações têm um papel fundamental na construção de uma sociedade mais sustentável, que contribua para o bem-estar das famílias e comunidades, que enfrentam desafios sem precedentes», afirma Oscar Herencia, vice-presidente da MetLife para o sul da Europa e diretor geral da MetLife na Península Ibérica.

Impala Instagram


RELACIONADOS