Descida temporária do IVA pode evitar perda de “milhares de postos de trabalho”

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) disse hoje que a “descida temporária do IVA nos serviços de alimentação e bebidas pode evitar a crescente perda de milhares de postos de trabalho”, segundo um comunicado.

Descida temporária do IVA pode evitar perda de

Descida temporária do IVA pode evitar perda de “milhares de postos de trabalho”. “Face ao impacto dramático que a pandemia covid-19 tem tido nos setores representados pela AHRESP, a associação tem vindo a propor desde o início da crise a aplicação temporária da taxa reduzida do IVA nos serviços de alimentação e bebidas”, de acordo com a mesma nota. A associação acredita que esta iniciativa pode “reforçar direta e universalmente a tesouraria das empresas e revitalizar uma das atividades económicas mais penalizadas pela situação pandémica”.

“Se implementada em Portugal, a baixa do IVA susteria também o aumento do desemprego de milhares de pessoas nestes setores”, garante a AHRESP, recordando que, de acordo com dados oficiais divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), “no segundo trimestre de 2021, o Canal HORECA [hotéis, restaurantes e cafés] perdeu 32.400 postos de trabalho face ao período homólogo de 2020, quando a crise já se fazia sentir intensamente” nos setores que representa.

Nível de desemprego, “que podia ter sido evitado, poderá ser ainda estancado

Segundo a associação, este nível de desemprego, “que podia ter sido evitado, poderá ser ainda estancado se a aplicação temporária da taxa reduzida do IVA se concretizar”. A associação recordou que no ano passado apresentou um estudo com a consultora internacional PwC, que concluiu “que a descida temporária do IVA impediria o encerramento de 10 mil empresas e a destruição de 46 mil postos de trabalho”, mas este estudo “previa uma quebra de 31,1% no volume de negócios entre 2019 e 2020, os dados oficiais do Governo revelaram uma quebra de 41%”

“Baixar o IVA nas nossas atividades económicas tem sido uma medida implementada em vários países em todo o mundo, colocando aliás o nosso país numa posição de desvantagem concorrencial enquanto destino turístico”, assegura a AHRESP.

Redução do IVA para a taxa reduzida de 6% nos serviços de alimentação e bebidas

A AHRESP apelou, no dia 05 de agosto, aos grupos parlamentares para que discutam e defendam a redução do IVA para a taxa reduzida de 6% nos serviços de alimentação e bebidas. “Aproximando-se a discussão do Orçamento do Estado para 2022 [OE2022], a AHRESP apelou aos grupos parlamentares para colocarem na sua agenda a discussão e a defesa da redução do IVA [Imposto sobre Valor Acrescentado] nos serviços de alimentação e bebidas para a taxa reduzida (6% no Continente, 5% na R.A. [Região Autónoma] da Madeira e 4% na R.A. dos Açores)”, informou então a associação, no seu boletim diário.

Para a AHRESP, esta medida “reforçaria a tesouraria das empresas e seria uma forma de revitalizar esta atividade económica, que tem sido das mais penalizadas pela situação pandémica que ainda se vive”. De resto, a associação tem vindo a defender esta proposta desde o início da pandemia, que está consagrada no seu plano “Enfrentar a pandemia – Garantir a sobrevivência”, enviado ao Governo em meados de julho, com 10 medidas para compensar o alojamento turístico e a restauração dos efeitos da pandemia, entre as quais o reforço do programa Apoiar, um novo ‘lay-off’ simplificado e moratórias de crédito e fiscais.

VEJA AGORA
Risco máximo de incêndio em 60 concelhos do interior Norte e Centro e do Algarve
Risco máximo de incêndio em 60 concelhos do interior Norte e Centro e do Algarve
Proteção Civil coloca os distritos de Bragança, Castelo Branco, Guarda, Portalegre e Faro em alerta laranja no fim de semana (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS