Czinger 21C, o primeiro hipercarro do mundo impresso em 3D

Czinger 21C custa dois milhões de euros, atinge a velocidade máxima de 407 km/h e é o primeiro hipercarro do mundo impresso em 3D.

Quando os olhos se cruzam com o Czinger 21C existem diversos pensamentos que se destacam. Afinal, estamos perante um hipercarro bastante vistoso. Que tem, por exemplo, como destaque o facto de o condutor ficar numa posição central do bólide. Aquilo que passará despercebido a muitos é que estamos perante o primeiro hipercarro do mundo que é impresso em 3D. Isso mesmo, impresso.

Cristiano Ronaldo compra relógio de um milhão de euros para combinar com Bugatti Chrion
Cristiano Ronaldo adquiriu um novo relógio e este não é para todos os bolsos! O acessório de luxo é avaliado em um milhão de euros e combina com o carro Bugatti Chiron Tourbillon que o jogador tem na sua garagem. Veja as imagens (… continue a ler aqui)

Já falámos da posição do condutor e poderíamos falar das portas de tesoura. Ou mesmo dos 1,9 segundos que são necessários para ir dos 0 aos 100 km/h. E ainda do motor V8 twin-turbo de 2,9 litros desenvolvido com motores elétricos em cada roda dianteira (alimentado por uma bateria de 2,8 kWh). Tal como da velocidade máxima de 407 km/h. Mas isto tudo consegue ser relegado para segundo plano assim que ficamos a saber que se trata de uma viatura impressa em 3D.

Czinger 21C atinge os 407 km/h

Outro aspeto que merece ser mencionado é o peso de apenas 1.300 quilos do Czinger 21C. Que se torna mais impressionante quando é mencionado o equilíbrio que o hipercarro mentem tendo em conta a relação entre o peso e a velocidade. Realce ainda para o facto de o bólide tem como inspiração o jato SR-71 Blackbird. Bem como para os recordes que o 21C vai batendo. Como é o caso das voltas de carros de produção de Laguna Seca.

“Queremos mudar a forma como as estruturas são produzidas”

Como se trata de uma startup, há cada vez mais pessoas impressionadas com o facto de o Czinger 21C estar a bater recordes que pertencem a marcas reputadas e com largos anos de experiência na Fórmula 1. Pneus, fios e vidros são as únicas coisas que não foram impressas pela Divergent, a empresa que detém a Czinger. “Queremos mudar a forma como as estruturas são produzidas, e queremos fazê-lo porque achamos que há uma nova tecnologia que será mais eficiente e sustentável”, explica, em declarações citadas pela Maxim, Lukas Czinger, filho e sócio de Kevin Czinger, fundador da marca.

Czinger 21C terá um preço de 2 milhões de euros

Para o futuro está prometido o Hyper GT, que será, segundo a Czinger, o veículo GT de quatro lugares com o melhor desempenho do mercado. A marca promete ainda lançar perto de uma dezena de modelos até 2030. Só falta mesmo falar do preço. Este 21C trata-se de um protótipo e só serão feitas 80 unidade do hipercarro que será vendido por um preço a rondar os dois milhões de euros.

Texto: Bruno Seruca; Fotos: Reprodução NetCarShow

Impala Instagram


RELACIONADOS