CTT alertam para ataques de phishing e fraudes online usando o seu nome em emails

Os CTT alertaram hoje para a “utilização abusiva do seu nome e imagem na Internet e mesmo em ‘emails'”, aliciando ao investimento nos Correios de Portugal, tendo apresentado queixa-crime ao Departamento de Investigação e Ação Penal.

CTT alertam para ataques de phishing e fraudes online usando o seu nome em emails

Os CTT alertaram hoje para a “utilização abusiva do seu nome e imagem na Internet e mesmo em ‘emails'”, aliciando ao investimento nos Correios de Portugal, tendo apresentado queixa-crime ao Departamento de Investigação e Ação Penal. Em comunicado, os Correios de Portugal “repudiam veementemente esta situação e informam que não participaram de forma alguma no desenvolvimento de qualquer tipo de plataformas de investimento ‘online’, nem de qualquer outra solução semelhante”.

Corrupção: Portugal aplicou totalmente apenas três de 15 recomendações do Conselho da Europa
Das cinco recomendações anticorrupção destinadas aos deputados dos Estados-membros do GRECO, Portugal não concretizou nenhuma na totalidade (… continue a ler aqui)

Recomendam ainda ao público “especial prudência perante os conteúdos apresentados, lembrando que a contratação de qualquer produto ou serviço financeiro deverá ser sempre precedida de uma cuidada verificação da legitimidade da entidade que o comercializa, denunciando sempre qualquer conteúdo que pareça suspeito”.

O ‘phishing’, salientam os CTT, “é uma técnica de fraude ‘online’ em que, através de mensagens SMS, ‘emails’ ou publicações em ‘social media’ [redes sociais], se tenta obter informações confidenciais como contas de ‘login’, ‘passwords’ ou detalhes bancários, usando a identidade de instituições de confiança”. O objetivo deste tipo de ciberataques é encaminhar o utilizador para um ‘site’ falso no sentido de obter dados confidenciais. Os CTT disponibilizam informação sobre estes esquemas fraudulentos, que usam a imagem dos Correios de Portugal, no seu ‘site’ oficial.

 

Impala Instagram


RELACIONADOS