Covid-19: Mais de 90% das empresas em atividade total ou parcial na 1.ª quinzena de fevereiro

Mais de 90% das empresas portuguesas estavam em produção ou funcionamento total ou parcial na primeira quinzena de fevereiro, segundo o INE e o Banco de Portugal.

Covid-19: Mais de 90% das empresas em atividade total ou parcial na 1.ª quinzena de fevereiro

Mais de 90% das empresas portuguesas estavam em produção ou funcionamento total ou parcial na primeira quinzena de fevereiro, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE) e o Banco de Portugal (BdP).

“Na primeira quinzena de fevereiro de 2021, 92% das empresas estavam em produção ou funcionamento, mesmo que parcialmente, o que compara com 82% na primeira quinzena de abril de 2020 (primeiro confinamento)”, revelou o Inquérito Rápido e Excecional às Empresas — Covid-19, lançado pelas duas instituições, para identificar os efeitos da pandemia na atividade das empresas.

O inquérito revelou também que 62% das empresas registaram uma redução no volume de negócios na primeira quinzena de fevereiro, face ao registado no mesmo período do ano anterior, o que compara com 81% primeira quinzena de abril de 2020 (altura em que foi lançado este inquérito).

Num cenário em que a pandemia fique controlada ainda este ano, 32% das empresas consideram que o volume de negócios voltará ao normal num intervalo médio de 10,1 meses.

No entanto, segundo os dados recolhidos, 10% das empresas consideram que não vão voltar ao nível normal.

Entre 5% a 24% das empresas respondentes beneficiam atualmente de cada uma das medidas de apoio governamentais, com a grande maioria delas a considerá-las “muito importantes para a sua situação de liquidez”.

Nas circunstâncias atuais e na ausência de medidas adicionais de apoio, 68% das empresas estimam conseguir permanecer em atividade por um período superior a seis meses.

O inquérito observou, ainda, que “na ausência de medidas de apoio desde o início da pandemia, 10% das empresas não se encontrariam em funcionamento e 25% das empresas ter-se-iam mantido em atividade apenas com alguma probabilidade”.

 

LEIA TAMBÉM
Confinamento com adolescentes? Há uma forma de tornar tudo mais fácil
Confinamento com adolescentes? Há uma forma de tornar tudo mais fácil
A antropóloga Fabiana Gomes e a curadora e formadora de mindfulness Georgiana Lecléry ajudam pais e filhos nos tempos de confinamento a lidarem melhor uns com os outros. (… continue a ler aqui)

 

Impala Instagram


RELACIONADOS