Compras online sobem 46% no segundo confinamento geral

As compras online aumentaram 46% em Portugal entre 15 de janeiro e 28 de fevereiro, face ao mesmo período homólogo, com o e-commerce a dinamizar o consumo durante este segundo confinamento geral, segundo dados hoje divulgados pela SIBS.

Compras online sobem 46% no segundo confinamento geral

Compras online sobem 46% no segundo confinamento geral

As compras online aumentaram 46% em Portugal entre 15 de janeiro e 28 de fevereiro, face ao mesmo período homólogo, com o e-commerce a dinamizar o consumo durante este segundo confinamento geral, segundo dados hoje divulgados pela SIBS.

As compras online aumentaram 46% em Portugal entre 15 de janeiro e 28 de fevereiro, face ao mesmo período homólogo, com o e-commerce a dinamizar o consumo durante este segundo confinamento geral, segundo dados hoje divulgados pela SIBS.

Segundo o SIBS Analytics, que agrega indicadores de consumo, o e-commerce representa atualmente 18% do total de compras eletrónicas, valor que praticamente duplicou em relação ao período pré-pandemia.

O MB Way, segundo os dados, tem sido um dos métodos de pagamento mais utilizados, tendo a sua utilização quase quadruplicado (3,8 vezes) face ao mesmo período de 2020.

“De notar que este crescimento tem sido contínuo, comprovando que o MB WAY é o serviço de pagamentos móveis preferido de cada vez mais portugueses, consumidores e empresas”, refere.

Já no que se refere ao consumo em loja, acrescenta, “registou-se uma queda de 31% nas compras na rede multibanco neste segundo confinamento face ao mesmo período de 2020, valores ainda assim longe dos verificados de março a maio do ano passado, em que as compras físicas chegaram a cair 47%”.

Em linha com o primeiro confinamento está o consumo nos setores de super e hipermercados, pequena distribuição alimentar, farmácias e parafarmácias, que voltam a ganhar um peso assinalável no total das compras realizadas pelos portugueses em loja, ao representarem neste momento 61% das transações, um registo muito próximo dos 67% do ano passado e um crescimento de 14 pontos percentuais face aos meses de novembro, dezembro de 2020 e primeira quinzena de janeiro de 2021.

O mesmo se verifica nas compras ‘online’, com os setores do entretenimento, cultura e subscrições, comércio alimentar e retalho, restauração, ‘food delivery’ e ‘take away’ a representarem uma grande fatia das transações neste canal, correspondendo neste momento a 46% do total de compras, perto dos 52% do primeiro confinamento.

Também nas compras em loja, o incremento da utilização do MB WAY tem sido muito significativo, com as transações através deste serviço a crescerem 2,9 vezes no último mês e meio, face ao mesmo período de 2020.

O valor médio das compras registado desde meados de janeiro é de 37,2 euros em loja e de 37,6 euros no ‘online’, com uma variação de -4% e -3%, respetivamente, face ao período anterior ao segundo confinamento, sinaliza.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.560.789 mortos no mundo, resultantes de mais de 115,1 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.430 pessoas dos 806.626 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

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