Concursos de obras públicas recuam 26% até setembro para 1.715 ME

Concursos de obras públicas recuam 26% até setembro para 1.715 ME

Os concursos de obras públicas até final do terceiro trimestre caíram 26% face ao período homólogo, somando 1.715 milhões de euros.

Redação, 19 nov (Lusa) — Os concursos de obras públicas até final do terceiro trimestre caíram 26% face ao período homólogo, somando 1.715 milhões de euros, informou hoje a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN).

Segundo a edição de outubro do Barómetro das Obras Públicas da AICCOPN, desde janeiro que se verificam “registos homólogos acumulados negativos ao nível das promoções de obras públicas”, numa situação que “já não ocorria desde dezembro de 2015”.

Quanto ao total de contratos celebrados no âmbito de concursos públicos e reportados no Observatório das Obras Públicas, atingiu os 1.076 milhões de euros até setembro, mais 10% face a 2017.

A AICCOPN nota, contudo, que “os contratos celebrados na modalidade de ajuste direto e consulta prévia registam apenas um total de 429 milhões de euros, ou seja, registam um recuo de 29% face ao apurado no mesmo período do ano anterior”.

No seu conjunto, o volume total de contratos celebrados e registados no Observatório das Obras Públicas até final de setembro de 2018 totalizam 1.604 milhões de euros, o que traduz um decréscimo de 5% em termos homólogos.

“Verifica-se, assim, que o andamento do mercado de obras públicas, tanto ao nível dos concursos públicos promovidos, como ao nível da celebração de contratos, regista uma evolução desfavorável nos três primeiros trimestres do corrente ano”, remata a AICCOPN.

PD // JNM

By Impala News / Lusa

Siga a Impala no Instagram

Impala Instagram


RELACIONADOS