Bolsas europeias em alta mas preocupadas com Médio Oriente

Bolsas europeias em alta mas preocupadas com Médio Oriente

As principais bolsas europeias estavam hoje em alta, mas preocupadas com a escalada de hostilidades no Médio Oriente.

Lisboa, 10 mai (Lusa) — As principais bolsas europeias estavam hoje em alta, mas preocupadas com a escalada de hostilidades no Médio Oriente.


Cerca das 09:10 em Lisboa, o EuroStoxx 600 estava em alta, a avançar 0,05% para 392,62 pontos.


As bolsas de Londres, Paris e Frankfurt avançavam 0,19%, 0,10% e 0,11%, bem como Madrid e Milão que subiam 0,59% e 0,30%, respetivamente.


Depois de ter aberto em alta, a bolsa de Lisboa mantinha a tendência e, cerca das 09:10, o principal índice, o PSI20, estava a subir 0,30% para 5.567,10 pontos.


O mercado observa com preocupação a escalada de hostilidades desencadeada por Israel contra objetivos iranianos na Síria, como represália do ataque com mísseis lançado pouco antes pelo Irão contra posições israelitas nos Montes Goulã.


Os ataques ocorrem um dia depois dos Estados Unidos terem abandonado o acordo nuclear com o Irão, uma decisão que disparou o preço do petróleo Brent para entrega em julho para níveis máximos desde 2014.


Depois de ter subido 3% na quarta-feira como consequência deste anúncio, o barril de petróleo Brent para entrega em julho abriu hoje em alta, a cotar-se a 77,77 dólares no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres, um máximo desde 2014 e mais 0,72% do que no encerramento da sessão anterior.


Os investidores também vão estar pendentes do debate político aberto na Argentina depois do país pedir um crédito ao Fundo Monetário Internacional (FMI) para suster a queda abrupta do peso, que hoje começará a ser negociado em Washington entre a presidente do FMI, Christine Lagarde, e o ministro da Economia argentino, Nicolás Dujovne.


Hoje também foi divulgada a taxa de inflação homóloga na China, que foi de 1,8% em abril, menos três décimas do que em março e o menor acréscimo desde janeiro e os investidores também vão estar atentos à reunião de política monetária do Banco de Inglaterra, apesar de não se esperarem alterações das taxas de juro nem do volume de estímulos monetários.


Em Nova Iorque, Wall Street terminou em alta na quarta-feira, com o Dow Jones a avançar 0,75% para 24.542,54 pontos, depois de ter subido em 26 de janeiro até aos 26.616,71 pontos, atual máximo desde que foi criado, em 1896.


O Nasdaq também fechou a subir, designadamente 1% para 7.339,91 pontos, após ter subido em 12 de março até aos 7.588,33 pontos, atual máximo de sempre.


A nível cambial, o euro abriu estabilizado no mercado de divisas de Frankfurt, a cotar-se a 1,1856 dólares.



MC // SB

By Impala News / Lusa


RELACIONADOS

Bolsas europeias em alta mas preocupadas com Médio Oriente

As principais bolsas europeias estavam hoje em alta, mas preocupadas com a escalada de hostilidades no Médio Oriente.