BCE deve confirmar hoje fim do programa de compra de dívida

O Banco Central Europeu deve confirmar hoje o fim do programa de compra de dívida, mas a acumulação de riscos deve levá-lo também a manter as opções em aberto quanto à trajetória futura.

BCE deve confirmar hoje fim do programa de compra de dívida

Nessa reunião de política monetária, o BCE deve confirmar o que anunciou em junho, que o programa de compra de ativos lançado em 2015, termina no fim de dezembro.

Desde março de 2015, quando começou o programa, o BCE injetou já 2,6 biliões de euros na compra de dívida pública e privada, uma iniciativa inédita para facilitar o crédito, apoiar a economia e afastar a ameaça de deflação.

Apesar de a zona euro se encontrar no quinto ano consecutivo de crescimento, um ajustamento mais acentuado da política monetária parece, por agora, afastado.

Há vários meses que a instituição liderada por Mario Draghi tem repetido que tenciona manter as taxas de juro nos mínimos atuais “pelo menos” até ao verão de 2019.

O BCE também já afirmou que vai continuar a investir na compra das obrigações que possui e que cheguem ao fim da sua maturidade, mas deverá explicar agora como vai atuar nessa matéria para manter durante mais tempo as condições favoráveis de financiamento.

LEIA MAIS: Previsão do tempo para sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Os analistas esperam também ver o banco central rever em baixa as suas previsões macroeconómicas para 2018 e 2019.

Em setembro, o banco central previu um crescimento de 2% na zona euro em 2018 e de 1,8% em 2019.

Impala Instagram


RELACIONADOS