Batata portuguesa deverá passar a ter selo de garantia “Miss Tata”

Campanha nacional de promoção da batata portuguesa vai incluir selo comum da marca Miss Tata para ajudar consumidores a identificar o produto.

Batata portuguesa deverá passar a ter selo de garantia

A Porbatata lançou hoje a campanha nacional de promoção da batata portuguesa, que vai incluir um selo comum da marca Miss Tata para ajudar os consumidores a identificar o produto. “Numa altura em que a colheita de batata nova decorre um pouco por todo o País, os produtores associados vão usar nas suas embalagens a marca Miss Tata ajudando, assim, os consumidores a identificar mais facilmente a origem do produto”, indica a Associação da Batata de Portugal (Porbatata). Vai ser a primeira vez que a marca coletiva estará nas embalagens à venda no retalho.

Batata portuguesa é “mais fresca e amiga do ambiente”

A campanha, promovida em conjunto com a Associação portuguesa das Empresas de Distribuição (APED), deverá prolongar-se até setembro. A par da campanha nacional, vai ainda decorrer uma promoção internacional, utilizando, novamente, o selo Miss Tata nas embalagens de batata para exportação. O presidente da Porbatata, Sérgio Ferreira, afirma que “a preferência por produtos nacionais não é apenas uma necessidade de estímulo económico”, mas também um incentivo aos portugueses “para que escolham alimentos mais saborosos, produzidos localmente e, por isso, mais frescos e amigos do ambiente”.

Cada português consome 93,6 quilos de batata por ano

Por sua vez, a diretora-geral adjunta da APED, Mónica Ventosa, nota que o setor da distribuição “está permanentemente empenhado em promover e apoiar a produção nacional”, como se reflete na adesão de insígnias à divulgação da campanha. Em Portugal, o consumo per capita de batata é de 93,6 quilos por ano, segundo dados da Porbatata. As batatas nacionais são produzidas em todo o País, destacando-se as zonas de Entre o Douro e Minho, Trás-os-Montes, Beira Interior, Beira Litoral, Oeste, Ribatejo, Península de Setúbal e Costa Alentejana. A área total ocupada por o cultivo deste produto ascende a 22 mil hectares e a produção média situa-se nas 400 mil toneladas anuais.

Em 2020, as exportações de batata portuguesa ultrapassaram os 18 milhões de euros, sendo a União Europeia o principal destino. Por mercado, Espanha absorve 48% das exportações nacionais em valor.

LEIA AGORA
 Descubra a forma mais fácil de cozer batatas no micro-ondas
Descubra a forma mais fácil de cozer batatas no micro-ondas
Se está habituado a cozer batatas numa panela ao lume, fique a saber que exista outra forma de confecionar este alimento. (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS