Ataque cibernético global pode custar até 121 mil milhões de dólares

Um ataque cibernético de dimensões globais pode gerar perdas que podem chegar aos 121 mil milhões de dólares, mais do que o prejuízo causado pelo furacão Sandy de 2012, segundo um estudo publicado pela seguradora Lloyd’s.

Ataque cibernético global pode custar até 121 mil milhões de dólares

Um ataque cibernético de dimensões globais pode gerar perdas que podem chegar aos 121 mil milhões de dólares, mais do que o prejuízo causado pelo furacão Sandy de 2012, segundo um estudo publicado hoje pela seguradora Lloyd’s.

O estudo procurou medir o impacto económico potencial de um ataque causado por piratas informáticos (‘hackers’) e de outro ataque às informações guardadas na ‘cloud’ (servidores virtuais), calculando que as perdas podem variar entre os 4,6 mil milhões e os 121 mil milhões de dólares(105,5 mil milhões de euros) num caso de ataque extremo.

“Devido à dificuldade em quantificar as perdas com precisão, o número pode chegar a 121 mil milhões de dólares ou ficar limitado a 15 mil milhões”, explicou a seguradora Lloyd’s, que apresentou o estudo, citada pela AFP.

Para efeito de comparação, o furacão Sandy, o segundo mais destruidor desde que começaram os registos, gerou perdas económicas avaliadas entre os 50 e os 70 mil milhões de dólares.

Os valores apresentados incluem os gastos de recuperação dos sistemas e os prejuízos causados durante um ano pela perda ou atraso nas operações informáticas que sustentam a grande maioria das empresas.

“Estima-se que até 2016 os ataques cibernéticos tenham custado cerca de 450 mil milhões de dólares às empresas em todo o mundo”, acrescenta o relatório hoje publicado.

 

Impala Instagram


RELACIONADOS