Antonoaldo Neves substitui hoje Fernando Pinto na liderança da TAP

Antonoaldo Neves será escolhido pelos acionistas da TAP para substituir Fernando Pinto como presidente executivo da companhia aérea nacional, numa reunião magna que decorrerá a partir das 16:00, num hotel de Lisboa, segundo a convocatória oficial.

Antonoaldo Neves substitui hoje Fernando Pinto na liderança da TAP

Antonoaldo Neves será hoje escolhido pelos acionistas da TAP para substituir Fernando Pinto como presidente executivo da companhia aérea nacional, numa reunião magna que decorrerá a partir das 16:00, num hotel de Lisboa, segundo a convocatória oficial.

A agenda da assembleia-geral de acionistas tem dois pontos: “a ratificação da cooptação de Antonoaldo Neves para o cargo de administrador da TAP SGPS em substituição de Maximilian Otto Urbahn” e posterior “nomeação dos órgãos sociais para o triénio 2018/2020”, em que Miguel Frasquilho será reconduzido na presidência do Conselho de Administração do grupo e Antonoaldo Neves assume a presidência executiva.

Para o Conselho de Administração vai ser ainda nomeado Raffael Guarita Quintas Alves, diretor financeiro na companhia Azul (do acionista David Neeleman) desde julho de 2009, alargando o número de membros deste órgão.

Em 11 de janeiro, Fernando Pinto anunciou que iria deixar a liderança da TAP, numa carta dirigida aos funcionários da companhia aérea, em que informa sobre o seu sucessor, Antonoaldo Neves.

Na carta iniciada com a expressão “caros colegas”, Fernando Pinto diz que é com “grande orgulho” que comunica a sua saída “em breve” da direção executiva da TAP, onde esteve 17 anos e permanecerá como assessor “nos próximos dois anos”.

No mesmo dia, o Ministério do Planeamento e das Infraestruturas manifestou “inequívoco reconhecimento” pelo trabalho de Fernando Pinto nos últimos 17 anos na transportadora.

O consórcio Atlantic Gateway, de Humberto Pedrosa e David Neeleman, detém 45% do Grupo TAP (TAP SGPS), a Parpública 50% e os trabalhadores os restantes 5%, segundo a informação disponível na sua página na internet.

LEIA MAIS: Presidente da TAP diz que greve de tripulantes é ilegal porque fundamentos são falsos

A assembleia-geral da TAP está agendada para um momento em que há quatro pré-avisos de greve do pessoal de cabine, estando em curso reuniões entre o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) e a companhia.

 

Impala Instagram


RELACIONADOS