Alemanha produziu mais energia renovável do que fóssil em 2020

Pandemia foi um dos fatores para que a Alemanha, a maior nação consumidora de combustíveis fósseis da Europa Ocidental, fosse capaz de, pela primeira vez na história, produzisse e consumisse mais energia renovável do que fóssil.

Alemanha produziu mais energia renovável do que fóssil em 2020

Pela primeira vez na história da Alemanha – quarta maior economia do Mundo e maior consumidor de combustíveis fósseis da Europa Ocidental –, a combinação de energia eólica, solar e outros tipos de energia renovável ​​ultrapassou a que resulta da produzida pelo carvão, combinada com petróleo e gás, no uso como fonte de combustível em 2020.

Energia renovável impulsionada pela pandemia

A combinação de pandemia, menor procura por eletricidade, clima ameno, gás natural mais barato e vários outros fatores menores económicos e de mercado levaram aos números históricos.

Energia eólica forneceu por si só mais do que as centrais de carvão

De acordo com dados recolhidos pela Agora Energiewende, a energia eólica forneceu por si só mais ao país do que as centrais de carvão. Simultaneamente, o clima ameno, mais meses quentes do que o habitual e o céu praticamente sempre limpo levaram a energia solar a contribuir com cerca de 40% da linha-base do país na produção e fornecimento energético.

O fim do carvão na Alemanha

Em resultado do crescimento dos níveis de mais energia limpa, registou-se uma queda de aproximadamente 10% nas emissões de gases com efeito estufa em comparação ao ano anterior, contribuindo para o que a Agora tenha descrevido como o aproximar do “fim do carvão”.

Impala Instagram


RELACIONADOS