Dicas para montar um jardim de inverno

Nesta artigo, partilhamos algumas dicas sobre como fazer um jardim de inverno.

Dicas para montar um jardim de inverno

Montar um jardim de inverno é muito comum nos países nórdicos. Contudo, mesmo em Portugal, começa a ser tendência. Além de serem um refúgio nos dias mais frios, permitem também escapar do calor, nos dias em que o calor é mais sufocante. Assim sendo, partilhamos algumas dicas sobre como fazer um  jardim de inverno.

O que é um jardim de inverno?

Comecemos, então, pelas características daquilo que é um  jardim de inverno. Os jardins de inverno são, por norma, anexos das casas, podendo ser feitos tanto no interior, como no exterior da moradia – e até mesmo em apartamentos. A ideia é criar um espaço verde, com muita luz natural. Por essa razão, as coberturas tendem ser bem transparentes, para que entre o máximo de luz possível.

Além de ser um espaço de lazer, este é também um espaço de cultivo, seja das suas plantas, flores ou legumes favoritos. Uma coisa é certa: sem verde e sem luz não é um jardim de inverno!

Como criar um espaço acolhedor

“Acolhedor” é um bom adjetivo para definir aquilo que deverá ser um  jardim de inverno. Por isso, quando projetar o seu, pense bem na disposição solar e nas suas plantas, mas recorde-se também que este é um espaço idílico para relaxar, onde pode beber uma bebida quente com os amigos, desfrutar de uma tarde de jogos de mesa em família ou, simplesmente, aproveitar o silêncio, enquanto lê um livro.

Na hora de escolher os moveis de jardim, opte por peças práticas e multiusos, como as mesas desdobráveis ou as caixas de arrumação que se convertem em bancos. Muito importante também é adicionar-lhes elementos decorativos, que lhes acrescentem alguma comodidade, como mantas ou almofadas.

Melhores plantas para o jardim de inverno

Como referimos anteriormente, este pode ser também um espaço de cultivo e pode aproveitar para se aventurar – por fim! – na criação da sua horta doméstica.

Existem ainda outras plantas e flores que pode considerar, sempre tendo em conta que são espécies capazes de crescer em ambientes mais fechados. É o caso das:

  • – Espadas de São Jorge
  • – Violetas
  • – Lírios da paz
  • – Suculentas
  • – Cactos
  • – Bromélias
  • – Samambaias
  • – Entre outras

Seja qual for a sua escolha, recorde-se de priorizar plantas altas – inclusive árvores – e de ter atenção à trajectória do sol, para se assegurar que não lhes falta luz, mesmo durante o inverno.

Para jardins de inverno mais pequenos

Se o espaço de que dispõe é pequeno, não desanime, pois há sempre alternativas para montar o jardim de inverno dos seus sonhos.

Para começar, pode considerar criar uma horta ou um jardim vertical, de modo a rentabilizar e a optimizar melhor o espaço de que dispõe. Lembre-se: não é obrigatório ter móveis no jardim. Além disso, pode ser optar por móveis multifunções ou dobráveis, como referimos anteriormente.

Se não tem um anexo em casa ou um espaço exterior, pode usar outras zonas da casa para fazer o jardim de inverno. Falamos de espaços como o vão das escadas, o hall da entrada, os parapeitos das janelas e até nos corredores mais espaçosos, criando caminhos, só para citar alguns exemplos.

Diga-nos: vai avançar com esta ideia?

Impala Instagram


RELACIONADOS