Diamantes – A sua história e características

A beleza das peças de diamantes é inegável, independentemente das cores que possuem, essas joias raras trazem elegância, sofisticação e despertam a atenção em qualquer evento.

Diamantes - A sua história e características

O diamante é uma das pedras preciosas mais valorizadas pelos admiradores das joias e apreciadores do requinte e da moda, como a peça valiosa do anel de diamantes.

Antes de mais nada, a história dessa  belíssima joia tem origem a milhares de anos atrás, a descoberta desse tesouro composto de carbono teria acontecido na Índia.

Segundo os historiadores, os comerciantes indianos teriam iniciado a venda dessas pedras para comerciantes europeus no mercado de Veneza.

Ainda assim, em outras regiões do mundo também existem  sua parte na  história sobre os diamantes, sendo uma das mais difundidas a  contada na Grécia Antiga.

O diamante era referido com uma pedra inconquistável, o termo grego utilizado era “Adamas”, a beleza do diamante nunca termina, por isso os gregos os viam como as faíscas das estrelas que caíam na terra.

Nesse sentido,  o diamante faz jus a toda a sua beleza e brilho tornando-se um acessório imprescindível em eventos cinematográficos e como forma de representação do amor.

Características do diamantes

Os diamantes são cristais em forma alotrópica de carbono, a formação do diamante ocorre nas partes mais profundas da crosta terrestre, devido às condições de alta temperatura e pressão exercida nessa área.

O composto de carbono também está presente em outros tipos de pedra como o grafite, mas a forma dos átomos de carbono no diamante ocorre de maneira distinta, pois o composto atua apresentando uma dureza elevada.

Seja como for, os diamantes têm algumas características similares como:

  • estrutura hexagonal e cristalina,
  • ponto de fusão de 3550 graus centígrados,
  • dureza 10 na escala de Mohs,
  • formação por carbono puro,
  • variedade de cores.

Apesar desses atributos em comum, os diamantes recebem classificações distintas de acordo com sua forma, cor, corte e tratamentos.

Contudo, a classificação do valor da pedra leva em consideração o critério dos quatro C: a lapidação (cut); quilate (curate); pureza (clarity) e cor (color), a última característica tem uma maior influência no seu valor.

Tipos de diamantes

A  beleza das peças de diamantes  é inegável, independentemente das cores que possuem, essas joias raras trazem elegância, sofisticação e despertam a atenção em qualquer evento.

O brilho do diamante destaca toda produção de joias e roupas que ele faça parte, mas  as pedras se diferenciam bastante como poderemos ver a seguir:

Corte

Uma das categorias de classificação do diamante é pelo corte dado ao cristal, os principais tipos de cortes do diamante são:

  1. Diamante de corte baguete
  2. Diamante de corte pear
  3. Diamante de corte princesa
  4. Diamante de corte coração
  5. Diamante de corte marquesa
  6. Diamante de corte redondo
  7. Diamante de corte radiante
  8. Diamante de corte oval.

Forma

As principais formas do diamante são Diamante em cubo com 8 vértices,  Diamante em rombododecaedro que possui 14 vértices; Diamante dodecaedro com 20 vértices e o Diamante octaedro que está formado por 12 bordas e 8 faces.

Cor

É muito comum ver diamantes transparentes, porém existente diamantes de outras cores como o diamante negro, branco, violeta, cinza,  amarelo, marrom e vermelho, a pedra vermelha encontrada no Brasil é conhecida como Rubelita.

Por outro lado, os diamantes com cores diferentes do incolor e amarelo são mais raros de serem encontrados.

Tratamento

As pedras preciosas podem receber diferentes tipos de tratamento, a perfuração do diamante por exemplo pode ser feita  a laser, assim como as pedras podem receber um tratamento especial para realçar a sua cor e  sua claridade.

Principais locais de extração de diamantes

Os minerais mais valorizados do mercado internacional comumente são encontrados nas seguintes regiões do mundo: Brasil, África do Sul, Congo, Angola, Tanzânia, Austrália, Federação Russa.

Conclusão

Os diamantes podem ser encontrados em diferentes tipos de acessórios para homens e mulheres, e é um dos presentes mais esperados pelas futuras noivas.

Impala Instagram


RELACIONADOS