DGS: «País está a fazer um esforço grande para aumentar a capacidade de ventiladores»

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, afirmou esta quarta-feira, 1 de abril, na conferência de imprensa sobre o balanço da situação da Covid-19 em Portugal, que o “país está a fazer um esforço grande para aumentar a capacidade de ventiladores”.

DGS: «País está a fazer um esforço grande para aumentar a capacidade de ventiladores»

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, afirmou esta quarta-feira, 1 de abril, na conferência de imprensa sobre o balanço da situação da Covid-19 em Portugal que o “país está a fazer um esforço grande para aumentar a capacidade de ventiladores”, numa altura em que das 726 pessoas internadas, 230 estão nos cuidados intensivos.

LEIA DEPOIS
António Costa sobre a Páscoa: “As pessoas não podem ir à terra, têm de ficar mesmo na sua casa”

Quanto aos números de novos casos de coronavírus, que parece ter vindo a estabilizar – com um aumento de 144 pessoas em 4 dias – Graça Freitas afirmou, indo ao encontro das declarações do secretário de Estado da Saúde,  que os mesmos têm de ser vistos tendo em conta a faixa etária.

Ou seja, “o país tem uma população envelhecida e com patologias. Um grupo com um risco acrescido de ter cuidados intensivos e poderá ser essa dinâmica que se está a verificar”.

 “O grau de incerteza é grande”

António Lacerda Sales, também questionado sobre a descida de novos casos, referiu na conferência que ainda é prematuro afirmar que a queda seja resultado das medidas de contenção aplicadas. “O grau de incerteza é grande, mas não podemos deixar de assinalar que, nos últimos dias, tem havido um abrandamento”, disse o secretário de Estado da Saúde, acrescentando que estão disponíveis para “não abrandar estas medidas, tomadas em tempo certo”.

Texto: Carla S. Rodrigues

LEIA MAIS
Covid-19: Falsos médicos prometem vacina a idosos e levam-lhes dinheiro
Covid-19: Atendimentos na Linha SNS24 dispara, anuncia Lacerda Sales

Impala Instagram


RELACIONADOS