DGS: «O teste ajuda a saber quem é ou não é positivo. Não decide a linhagem de tratamento»

A diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, refere que as pessoas devem ficar em casa independentemente do momento em que façam o teste.

DGS: «O teste ajuda a saber quem é ou não é positivo. Não decide a linhagem de tratamento»

Na conferência de imprensa desta manhã, 30 de março, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, referiu que as pessoas que estão a aguardar os testes à Covid-19 devem ficar em casa a aguardar pelo teste. «O teste apenas nos ajuda a saber quem é ou não é positivo. Não decide a linhagem de tratamento. O que decide são os sintomas».

LEIA DEPOIS
OMS volta a esclarecer que vírus não se transmite por via área

«Temos de ter muita cautela»

«Não podem sair de casa, vão ser contactadas para saber o seu estado de saúde. Têm de monitorizar a temperatura e, caso haja agravamento dos sintomas, devem procurar a linha Saúde 24»- Mais: se esse agravamento for muito evidente devem ligar para o 112.

Sobre o jovem de Ovar, de 14 anos, Graça Freitas adianta que as causas da sua morte estão a ser investigadas. «Temos de ter muita cautela e só quando estivermos certos» é que serão divulgadas. «Depois, vamos decidir, neste caso concreto, se o introduzimos no boletim», diz a diretora-geral de Saúde, revelando ainda que Portugal pode vir a ter hospitais só para doentes com Covid-19. Faz parte dos planos «de contingência, não quer dizer que vá ser ativado».

LEIA MAIS
«Este vírus não dá tréguas”, alerta o secretário de estado da Saúde

Impala Instagram


RELACIONADOS