DGS anuncia que vai entrar em vigor novo plano para abordar a Covid-19

Numa altura em que Portugal vai entrar na fase de mitigação, a mais grave, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirmou que vai entrar em vigor, a parir da meia noite, um novo plano.

DGS anuncia que vai entrar em vigor novo plano para abordar a Covid-19

Numa altura em que Portugal vai entrar na fase de mitigação, a mais grave, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirmou na conferência de imprensa desta manhã, 25 de março, que vai entrar em vigor, a partir da meia noite, um novo plano.

“Estamos em fase de mitigação. Na fase 3.2 o que quer dizer que temos transmissão comunitária, não exuberante nem descontrolada, mas temos. É por isso que esta noite, à meia noite, vai entrar um novo plano para abordar a Covid-19″, começou por referir Graça Freitas, acrescentando: “Vamos passar das medidas da fase de contenção para as medidas da fase de mitigação. A fase de transição pode ter alguma turbulência, mas estamos aqui para assistir todos. Estamos cá para resolver e encaminhar corretamente os doentes e para prestar assistência aos doentes de acordo com o grau de gravidade da sua doença”.

LEIA DEPOIS
Covid-19: Pediram-lhe, em lágrimas, autorização para deixar o pai morrer

Sobre os números boletim quanto ao número de mortos e infetados no país, ainda hoje contestados pelo autarca de Ovar, Graça Freitas respondeu aos jornalistas que : “Há dados que estão absolutamente certos: o número de mortes é inquestionável, entram à meia-noite numa plataforma eletrónica”.

Não há intenção de omitir números

A diretora-geral de Saúde esclareceu que pode haver desencontros, mas não há intenção de enganar, mentir ou omitir. “ Só tem de confiar. Há dados mais finos, como os que são por concelho, e essa variável pode não vir preenchida no formulário, ou seja, só conseguimos recolher informação dos casos que vêm preenchidos”.

Por entrarmos nesta fase mais grave da pandemia, a de mitigação, António Lacerda Sales, secretário de estado da Saúde frisou que é importante os lares disporem de planos de contingência. Quase de 80% das mortes registam-se em pessoas com 70 anos ou mais. “A letalidade desta doença é muito maior entre os idosos”.

Texto: Carla S. Rodrigues

LEIA MAIS
António Costa não quer “alimentar polémica” sobre falta de material
Covid-19: Lisboa isenta pagamento de rendas até 30 de junho

Impala Instagram


RELACIONADOS