Dona de lar em Évora partilhava a cama com um utente. Foi detida

Dona de lar em Évora partilhava a cama com um utente. Foi detida

Uma mulher foi detida e constituída arguida de nove crimes de maus-tratos a idosos por manter um lar ilegal em Évora.

Uma empresária de Évora foi detida pela Polícia de Segurança Pública (PSP) e constituída arguida após o lar ilegal de idosos que explorava ter sido encerrado.

O Ministério Público foi alertado para a existência deste lar de idosos que operava de forma ilegal no Bairro da Comenda, em Évora, e deslocou-se ao local durante a manhã de ontem, 9 de janeiro. Ao chegar ao local, perto das 10 horas, as autoridades verificaram que os ‘utentes’ ainda não tinham comido qualquer refeição.

Segundo o jornal ‘Correio da Manhã’ (CM), a casa não tinha as condições necessárias para receber idosos, tendo apenas uma casa de banho de serviço e estando, ao que tudo indica, sem electricidade.

A fonte revelou ao CM que os nove idosos que se encontravam sem qualquer tipo de condições, «não havia aquecimento, um idoso de 90 anos dormia no sofá apenas com uma manta». A mesma fonte afirmou que «a proprietária do espaço partilhava a cama com um utente».

LEIA MAIS: Homem tentou violar jovem em Pedrogão Grande

Funcionária do lar revela pormenores

Em entrevista à TVI, já durante a manhã de hoje, uma ex-funcionária do estabelecimento falou sobre as condições em que os idosos viviam. Segundo a mulher, os nove idosos pagavam 500 euros por mês e, apesar de se «queixarem das condições em que viviam, não queriam contar à família».

A entrevista menciona: «Eu vi tudo e gostava de falar sobre tudo, mas na altura não me quis meter», contando que sentia que as famílias deveriam «perceber o que se passava».

LEIA MAIS: Manuel Luís Goucha «Dei um beijo na Maria e achei que estava a beijar um cinzeiro»

Empresária detida

Elsa Santos acabou por ser detida pela PSP e já foi constituída arguida de nove crimes de maus tratos, um por cada idoso utente do lar.

Siga a Impala no Instagram

Impala Instagram


RELACIONADOS