Descoberto medicamento que promete dar mais anos de vida aos cães

O comprimido da longevidade para cães já está em fase de testes nos Estados Unidos e deverá chegar ao mercado em 2024.

Descoberto medicamento que promete dar mais anos de vida aos cães

A expetativa de vida de um chihuahua é de 12 a 20 anos. Um dogue alemão, por sua vez, vive entre 8 e 10 anos. A idade máxima dos cães é inversamente proporcional ao seu tamanho: quanto maior o animal, menores as suas hipóteses de viver por um longo período de tempo. Mas esta dura realidade pode estar a chegar ao fim. A startup norte-americana de biotecnologia Loyal está desenvolver um comprimido que promete aumentar o tempo de vida dos cães. O produto já está em fase de testes e a empresa afirma que o quer lançar para o mercado em 2024.

Leia depois
Cientistas identificam medicamento que pode reverter resistência à radioterapia cerebral (… continue a ler aqui)

Primeiro vão ser beneficiados os mais velhos

A ideia surgiu após a descoberta de mecanismos de reparo de DNA que ajudaram as baleias-da-Groenlândia a ultrapassar os 200 anos. A partir daí, cientistas Loyal, especialista em biotecnologia, passaram a desenvolver uma forma de aumentar a vida também dos cães. E, para eles, este é apenas o início.

A startup trabalha atualmente no desenvolvimento de dois medicamentos: Loy-001 e Loy-002. O primeiro é destinado a prolongar a vida útil e a saúde de cães de raças grandes — ensaios clínicos estão planeados para 2023, com possível lançamento do comprimido previsto para 2026. Já o Loy-002 destina-se a prolongar a vida e a saúde de cães mais velhos de todas as raças, mas excluindo os animais de porte pequeno. Os cientistas começaram a testar o medicamento em setembro deste ano e pretendem ter o produto no mercado em 2024.

Foto: D.R.

Impala Instagram


RELACIONADOS