Crianças do pré-escolar não precisam de usar máscara. Conheça as regras

O Ministério da Educação divulgou as orientações para a reabertura da Educação Pré-Escolar, prevista para 1 de junho.

Crianças do pré-escolar não precisam de usar máscara. Conheça as regras

Crianças do pré-escolar não precisam de usar máscara. Conheça as regras

O Ministério da Educação divulgou as orientações para a reabertura da Educação Pré-Escolar, prevista para 1 de junho.

O Governo divulgou as orientações para a reabertura da Educação Pré-Escolar, prevista para 1 de junho, referindo que «em nenhuma situação são colocadas máscaras às crianças». O uso deverá ser feito «pelo pessoal docente e não docente».

LEIA DEPOIS
DGS recomenda medidas de proteção por causa do calor nos próximos dias

Seguindo as orientações da Direção Geral da Saúde (DGS), o documento frisa que, sem descurar as medidas excecionais que a situação pandémica exige, como o distanciamento físico, não se pode «perder de vista a importância das aprendizagens e do desenvolvimento das crianças, bem como a garantia do seu bem-estar e direito de brincar. É também essencial considerar que as interações e as relações que as crianças estabelecem com os adultos e com as outras crianças são a base para a sua aprendizagem e desenvolvimento».

Tal como nas creches, as crianças do pé-escolar, dos 3 aos 5 anos, devem ser entregues à porta do estabelecimento pelo encarragado de educação, ou por pessoa por ele designada, e recebidas por um profissional destacado para o efeito, evitando assim a circulação de pessoas externas no interior do recinto. Os meninos devem ainda ser organizados em salas ou outros espaços, de forma a evitar o contacto entre pessoas de grupos diferentes, e, sempre que possível, devem ser privilegiadas as atividades no exterior, com grupos rotativos.

Pais devem deixar filhos à porta

É solicitado ainda a criação de circuitos de circulação interna, permitindo uma melhor orientação espacial de crianças e adultos e, ao mesmo tempo, uma higienização mais eficaz do espaço e dos equipamentos. Além disso, todos os meninos devem levar calçado que será apenas para a utilização no jardim de infância. Pede-se ainda aos pais que não deixem os filhos no estabelecimento de ensino por um período estritamente ao necessário.

A deslocação para a sala de refeições, caso aplicável, deve ser desfasada para evitar o cruzamento de crianças e, logo após a  refeição devem lavar as mãos, sempre acompanhadas.

O ministério pede que o documento seja divulgado junto de todos os profissionais (pessoal docente e não docente) e dos encarregados de educação.

LEIA MAIS
Costa: Próximo ano letivo poderá «em muitos momentos decorrer à distância»
Libertado empresário raptado há uma semana na cidade da Beira

1 – Aceda a www.lojadasrevistas.pt

2 – Escolha a sua revista

3 – Clique em COMPRAR ou ASSINAR

4 – Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA

5 – Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento

6 – Pode pagar através de transferência bancária ou através de MB Way!

E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.

 

Impala Instagram


RELACIONADOS