Covid-19: Vem aí a sexta vaga e boletins diários vão acabar

Relatório do Técnico alerta para risco de sexta vaga. DGS vai acabar com a divulgação diária dos dados da pandemia em Portugal. Relatório passa a sair só às sextas-feiras.

Covid-19: Vem aí a sexta vaga e boletins diários vão acabar

A pandemia está a “agravar-se de forma significativa” em Portugal, com o índice de transmissibilidade R(t) a subir para 1,09, o que poderá resultar numa sexta vaga de infeções, indica o relatório do Instituto Superior Técnico (IST). De acordo com os dados, este indicador é superior ao limiar de um desde 8 de Março e apresenta uma “subida acentuada” em todas as regiões do país, com exceção dos Açores, onde está estável.

VEJA AINDA
Supermercados já racionam venda de óleo de girassol

“Estamos a ver o desenho de uma sexta vaga de forma muito clara. O risco pandémico ainda não é muito elevado, mas é necessário perceber como vai continuar a evolução dos números”, avança a análise. Ainda assim, os investigadores afirmam que “neste ponto, não temos razões para crer num aumento muito forte da gravidade, mas esta subida vai certamente ocorrer – ainda  que de forma moderada – com o atraso entre sete e 14 dias decorrente da dinâmica das diferentes variáveis”.

Boletim da DGS só ás sextas-feiras

A Direção-Geral da Saúde (DGS) anunciou que passará a divulgar os dados epidemiológicos e de vacinação da Covid-19 apenas uma vez por semana, às sextas-feiras. “A atual fase [da pandemia] justifica a alteração do padrão de divulgação, sendo descontinuados ambos os relatórios diários”, acrescenta a DGS num comunicado que acompanhou a divulgação do boletim desta sexta-feira.

O novo formato do relatório de situação terá “o número de casos confirmados e de óbitos em Portugal, acumulado a sete dias, bem como a ocupação hospitalar diária no continente, com a respetiva variação semanal”. Serão também divulgados dados diferenciados por região e idade sobre número de casos, internamentos e mortes. “Os internamentos refletirão as camas ocupadas com casos de Covid-19”, indica também a DGS.

Os dados da vacinação incluirão as doses iniciais, completas e de reforço por idades. Deixam de ser divulgados os dados da vacinação contra a gripe no relatório de situação, que será divulgado juntamente com o relatório de monitorização da pandemia. “Este modelo de divulgação de dados será ajustado sempre que a situação epidemiológica o justifique”, ressalva a DGS.

Impala Instagram


RELACIONADOS