Covid-19. Hospital de Santa Maria inicia hoje testes serológicos

O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) começa hoje a realizar testes a doentes e profissionais,

Covid-19. Hospital de Santa Maria inicia hoje testes serológicos

O Hospital de Santa Maria arranca esta terça-feira, 20 de abril, os testes serológicos. «O Serviço de Patologia Clínica do CHULN começa hoje a efetuar testes serológicos quantitativos (IgM e IgG) a doentes e profissionais do centro hospitalar, que permitem aferir o grau de exposição ao novo coronavírus», refere o comunicado enviado às redações.

Em pouco mais de um mês, entre 10 de março e 19 de abril, o centro hospitalar realizou 8000 testes de diagnóstico à Covid-19.  «A percentagem média de casos positivos do total de oito mil testes realizados entre 10 de Março e 19 de Abril de 2020, somando utentes e profissionais, é de 7%. Até ao último fim de semana foram feitos 1160 testes a profissionais do centro hospitalar».

A nota frisa ainda que, neste período, foram ainda efetuados 1200 testes a utentes de outros hospitais e lares. «Na última semana, o Serviço de Patologia Clínica realizou, em média, mais de 300 testes diários, tendo atingido um máximo de 461 rastreios num único dia».

LEIA DEPOIS
Homens são mais vulneráveis ao coronavírus devido aos testículos

A 4 de abril, a diretora-geral da Saúde avançou que o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, juntamente com outros países, iriam avançar com testes de imunidade, estando a ser estudado como é que podiam ser feitos e quando seria a altura ideal.

“A imunidade é uma coisa que leva tempo a instalar-se, ou seja, entre a data de infeção e a data em que o nosso corpo começa a produzir anticorpos visíveis há um tempo que temos de esperar», disse na altura.

O diretor do programa de emergências sanitárias da OMS,Michael Ryan, frisa que os testes serológicos — que medem a presença de anticorpos em pessoas que tenham entrado em contacto com o novo coronavírus — carecem ainda da sensibilidade necessária para darem garantias. «Há muita incerteza em redor de quais poderiam ser estes testes e quão eficazes precisariam de ser”, declarou, acrescentando que os “indícios preliminares” sugerem que “uma proporção bastante baixa” da população poderá ter adquirido imunidade ao entrar em contacto com o vírus sem desenvolver sintomas.

Texto: Carla S. Rodrigues

LEIA MAIS
Covid-19. Máscaras obrigatórias nas escolas e transportes públicos
Uso de máscara passa a ser obrigatório em algumas instituições bancárias

1 – Aceda a www.lojadasrevistas.pt

2 – Escolha a sua revista

3 – Clique em COMPRAR ou ASSINAR

4 – Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA

5 – Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento

6 – Pode pagar através de transferência bancária ou através de MB Way!

E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.

Impala Instagram


RELACIONADOS