Covid-19. Governo mantém fronteiras abertas entre Portugal e Espanha mas reintroduz controlo

«Haverá nove pontos de passagem de fronteira terrestre. Estabelecendo mecanismos que limitam a passagem exclusivamente a mercadoria e a trabalhadores que se tenham de deslocar ao outro lado da fronteira por razões de trabalho».

Covid-19. Governo mantém fronteiras abertas entre Portugal e Espanha mas reintroduz controlo

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, afirmou em conferência de imprensa, esta segunda-feira, que Governo decidiu reintroduzir o controlo nas fronteiras terrestres em Portugal, mantendo abertas as fronteiras entre Portugal e Espanha.

LEIA DEPOIS
Meteorologia: Previsão do tempo para terça-feira, 17 de março

«Haverá nove pontos de passagem de fronteira terrestre. Estabelecendo mecanismos que limitam a passagem exclusivamente a mercadoria e a trabalhadores que se tenham de deslocar ao outro lado da fronteira por razões de trabalho», afirmou o ministro sublinhando que o controlo sanitário será feito «em articulação com as autoridades espanholas.

Eduardo Cabrita disse ainda que as reuniões entre membros da União Europeia vão continuar ao longo da semana estando agendada mais uma entre os ministros da Saúde e do Interior dos vários países.

Vigilância nos aeroportos será reforçada

A ministra da Saúde afirmou que foi discutido na reunão a uniformização de procedimentos da área da saúde. «O que é expectável implementar é a manutenção dos instrumentos que temos vindo a implementar desde o início do surto, como divulgação de folhetos informativos aos passageiros que chegam, aplicação de inquéritos epidemiológicos e observação visual de passageiros que vão chegando», disse aos jornalistas, Marta Temido.

«Vamos manter controlo sanitário e reforçá-lo nos aeroportos e vamos acompanhar o trabalho do SEF e GNR ao nível das fronteiras terrestres garantindo que profissionais de saúde», sublinhou.

Suspensão de voos entre Portugal e Espanha pode acontecer

Depois da reunião com o Ministério do Interior Espanhol, Eduardo Cabrita fará uma nova declaração ao país sobre hora exate a que as fronteiras serão fechadas e as medidas a adotar «relativamente às fronteiras aéreas» com o país vizinho.

«Temos tido um principio de interrupção das ligações aérea relativamente a países de risco mais elevado», afirmou dando o exemplo do que foi feito primeiro com a China e depois com Itália, sublinhando depois que «estão a discutir» o que fazer. «Dos outros países, vamos continuar a monitorizar muito de perto a situação em todos os países de origem e a estabelecer mecanismos de acompanhamento de saúde dos passageiros que chegam de países terceiros», sustentou.

LEIA MAIS
Cláudio Ramos sobre o adiamento do Big Brother: “primeiro as pessoas, depois os números”

 

Impala Instagram


RELACIONADOS