Governo britânico preparou plano caso Boris Johnson não sobrevivesse

“Foi um momento muito duro, não vou negar. Havia uma estratégia para lidar com um cenário mortal”, afirmou o chefe do Governo.

Governo britânico preparou plano caso Boris Johnson não sobrevivesse

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, revelou que a deterioração da sua saúde devido à covid-19, no início de abril, levou o Governo britânico a delinear uma estratégia para lidar com a sua possível morte.

“Foi um momento muito duro, não vou negar. Havia uma estratégia para lidar com um cenário mortal”, afirmou o chefe do Governo, em entrevista publicada hoje pelo jornal “The Sun On Sunday”, citada pela agência de notícias espanhola Efe.

Boris Johnson esteve três dias nos cuidados intensivos

Johnson, de 55 anos, esteve três dias internado na unidade de cuidados intensivos do Hospital St. Thomas, em Londres, durante o qual os médicos administraram “litros e litros de oxigénio”, explicou o governante.

“Eu não estava numa forma particularmente brilhante e sabia que tinham sido delineados planos de contingência”, acrescentou o primeiro-ministro, que, na semana passada, foi pai do sexto filho, fruto da relação com a sua noiva, Carrie Symonds.

Johnson garantiu que, nos primeiros momentos, não interiorizou a gravidade do seu estado de saúde e recusou a ir ao hospital: “Não me pareceu uma boa ideia, mas eles foram bastante inflexíveis. Olhando para trás, fizeram a coisa certa em me obrigar a ir”, acrescentou.

“Os malditos indicadores continuaram na direção errada e pensei: ‘Não há remédio para essa coisa, não há cura’. Naquele momento, pensei: ‘Como vou sair disso?'”, revelou Johnson ao tabloide britânico.

O primeiro-ministro do Reino Unido contou que só tomou consciência da gravidade da situação quando foi transferido para a unidade de cuidados intensivos, onde foi tratado pelo enfermeiro português Luís Pitarma.

Em 12 de abril, numa mensagem publicada na rede social Twitter, Boris Jonhson agradeceu a Luís Pitarma e a uma enfermeira da Nova Zelândia pelo tratamento que recebeu durante o internamento no hospital St. Thomas, em Londres.

«Nunca enfrentei algo tão sério quanto isto»

“Já parti o nariz, quebrei um dedo, o pulso, uma costela. Já parti quase tudo, em alguns casos várias vezes, mas nunca enfrentei algo tão sério quanto isto”, assumiu Johnson, naquela que foi a sua primeira entrevista desde que deixou o hospital, em 12 de abril.

Após duas semanas de convalescença na residência rural de Chequers (centro da Inglaterra), o primeiro-ministro regressou na semana passada ao seu escritório em Downing Street, de onde está atualmente a trabalhar num roteiro para a redução das medidas de confinamento contra a pandemia da covid-19.

Segundo o diário “The Telegraph”, Johnson deverá anunciar esse plano durante um discurso à nação no próximo domingo.

Texto: Lusa

LEIA MAIS
As novas regras dos táxis e veículos de plataformas eletrónicas

 

Compre as nossas revistas

1 – Aceda a www.lojadasrevistas.pt

2 – Escolha a sua revista

3 – Clique em COMPRAR ou ASSINAR

4 – Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA

5 – Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento

6 – Pode pagar através de transferência bancária ou através de MB Way!

E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.

 

Impala Instagram


RELACIONADOS