Covid-19. Ainda tem dúvidas sobre os animais? Há um portal que esclarece tudo

O objetivo do #Animalar é encontrar soluções para os profissionais de saúde e pessoas infetadas pelo Covid-19 que não têm forma de cuidar dos seus animais domésticos e esclarecer as dúvidas mais frequentes.

Covid-19. Ainda tem dúvidas sobre os animais? Há um portal que esclarece tudo

No meio da pandemia do Covid-19, os animais domésticos acabam por fazer companhia a muitas famílias, principalmente às pessoas que se encontram sozinhas. No entanto, são muitos os que ainda têm algumas dúvidas sobre se os cães e os gatos podem transmitir o novo coronavírus ou quais os cuidados a ter na hora de passear os fiéis amigos na rua.

LEIA DEPOIS
Covid-19: Pão pode começar a escassear

A pensar em todas estas questões mas, igualmente, em encontrar soluções para os profissionais de saúde e  pessoas infetadas pelo Covid-19, que não têm forma de cuidar dos seus cães e gatos, nasceu o #Animalar. Um portal que reúne lista de associações, empresas de pet sitting ou hotéis para animais e um guia com respostas a todas as questões mais mais frequentes. “Estamos aqui para ajudar a esclarecê-las e a manter o seu bem-estar e o do seu animal de estimação”.

Grupo com 3000 voluntários

O  #Animalar faz parte do movimento #tech4COVID19, um grupo com mais 3000 voluntários – engenheiros, cientistas, designers, marketeers, profissionais de saúde, entre muitas outras especialidades – que está a trabalhar em vários projetos para ajudar a resolver alguns dos problemas provocados pelo impacto do Covid-19. Alojamento para profissionais de saúde, angariação de fundos para compra de ventiladores e outros equipamentos, prestação de cuidados primários de saúde à população através de uma app que oferece vídeo-consultas ou informação sobre onde e como podes fazer as tuas compras essenciais sem sair de casa são apenas outros dos projetos. Mas há mais.

Veterinários e cuidadores de animais podem circular durante estado de emergência

As deslocações de médicos veterinários ou o transporte de animais para assistência médica veterinária, assim como o tratamento de colónias de animais de rua autorizadas pelos municípios estão permitidos no decreto que regulamenta o estado de emergência. Entre as deslocações permitidas na via pública estão as “deslocações de médicos-veterinários, de detentores de animais para assistência médico-veterinária, de cuidadores de colónias reconhecidas pelos municípios, de voluntários de associações zoófilas com animais a cargo que necessitem de se deslocar aos abrigos de animais e de equipas de resgate de animais”.

Texto: Carla S. Rodrigues

LEIA MAIS
Polícia encontra 64 cadáveres dentro de contentor em Moçambique
Covid-19: Passageiros do cruzeiro atracado em Lisboa começam hoje a ser repatriados

Impala Instagram


RELACIONADOS