Coronavírus | Itália confirma quinta vítima mortal

Vitima é um homem de 80 anos que estava hospitalizado para tratar outra doença e, durante o internamento, foi infetado pelo coronavírus.

Coronavírus | Itália confirma quinta vítima mortal

Vitima é um homem de 84 anos, de Bergamo, que estava internado no Hospital Papa João XXIII para tratar outra doença e, durante o internamento, foi infetado pelo coronavírus (Covid-19). A notícia foi avançada pela rádio RAI, dando conta de que as autoridades italianas fazem de tudo para manter o surto controlado. No entanto, já há  219 pessoas infetadas, sendo o norte do país (Lombardia) a região mais afetada.

LEIA DEPOIS
Adriano Maranhão vai ser transferido para unidade hospitalar amanhã

A Comissão Europeia anunciou hoje a mobilização de 230 milhões de euros para apoiar a luta global contra o coronavírus (Covid-19) e, face aos desenvolvimentos em Itália, solicitou ao Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças uma reavaliação de risco.

Em conferência de imprensa os comissários europeus da Saúde, Stella Kyriakides, e da Gestão de Crises, Janez Lenarcic, sublinharam que “os rápidos desenvolvimentos verificados no fim de semana em Itália mostraram o quão rapidamente a situação pode mudar” e, como tal, a necessidade de os Estados-membros da UE e a comunidade internacional como um todo atuarem de forma coordenada, para prevenir a propagação do novo coronavírus, que continua a ser a “principal prioridade”.

Restrições a deslocações dentro do espaço Schengen?

Questionados sobre eventuais restrições a deslocações dentro do espaço Schengen de livre circulação de pessoas, e designadamente a possibilidade de reintrodução de controlos fronteiriços, à luz dos desenvolvimentos em Itália, os comissários sublinharam que essa é uma matéria da responsabilidade dos Estados-membros, que devem seguir as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (CEPCD), escusando-se a especular sobre o cenário do encerramento do Espaço Schengen.

Já no domingo, a Áustria decidiu interromper ligações ferroviárias com Itália. Os comissários europeus preferiram sublinhar a necessidade de reforçar e melhorar cada vez mais a coordenação entre os Estados-membros, para fazer face a todos os cenários.

Mobilização de 232 milhões de euros, “para ajudar a luta global contra o coronavírus”

Para ajudar os esforços conjuntos, o comissário responsável pela Gestão de Crises anunciou a mobilização de 232 milhões de euros, “para ajudar a luta global contra o coronavírus”, especificando que, deste montante global, 140 milhões destinam-se a apoiar os esforços de preparação de organizações mundiais de saúde, 50 milhões para apoiar países parceiros a reforçar a sua resiliência e preparação, 100 milhões para financiamento de investigação, desenvolvimento de vacinas e tratamentos, e 3 milhões para apoiar os esforços dos Estados-membros no fornecimento de equipamento de proteção pessoal à China e repatriamento de cidadãos europeus.

Apontando que a Comissão tem “seguido de muito perto a situação em Itália” e em constante contacto com as autoridades italianas, a comissária europeia da Saúde indicou que, numa ação concertada com estas, vai ser enviada na terça-feira uma missão conjunta da OMS e da CEPCD a Itália, tendo também a Comissão Europeia solicitado ao Centro de Controlo de Doenças que “atualize a sua avaliação de risco, tendo em conta a evolução do surto em Itália”.

LEIA MAIS
Predador sexual usa saída precária da cadeia para violar mulher
Um morto e dois feridos em acidente de trabalho na Trofa

Impala Instagram


RELACIONADOS