Coronavírus: Há mais dois casos confirmados em Portugal. Já são 78 no total

Testes ao marido e a uma colega da professora de Portimão, no Algarve, deram positivo ao novo coronavírus. Ao todo há 78 casos confirmados em Portugal.

Coronavírus: Há mais dois casos confirmados em Portugal. Já são 78 no total

Testes ao marido e a uma colega da professora de Portimão deram positivo ao novo coronavírus, foi avançado em conferência de imprensa esta manhã, por Isilda Gomes. Ao todo em Portugal, e segundo o último boletim da DGS já há 78 pessoas infetadas, 133 casos aguardam resultados laboratoriais e há ainda 4923 casos em vigilância e 637 suspeitos. Quanto à distribuição geográfica dos casos infetados, há 44 na zona norte do país, cinco no centro, 23 em Lisboa e Vale do Tejo, cinco em Faro e um no estrangeiro.

Continuam a ser seis as cadeias de transmissão ativas, estando confirmados 10 casos importados de Itália, 5 de Espanha e 3 da Suíça.

A professora de Portimão está internada em Lisboa, juntamente com a filha,  menor de 16 anos, que foi a primeira pessoa a ser diagnosticada com Covid-19 nesta região do país. A Escola Manuel Teixeira Gomes, onde a docente dá aulas, está encerrada. Assim, ao todo, há cinco casos nesta cidade algarvia: a jovem estudante, a sua mãe e professora, o seu pai e dois colegas da professora. Esta família viajou durante as férias de Carnaval pelo norte de Itália.

LEIA DEPOIS
Macau sem coronavírus. O que Portugal deve seguir para combater o surto

Medidas em Portimão

A presidente da câmara municipal de Portimão, Isilda Gomes, anunciou esta manhã várias medidas para tentar conter a propagação do surto no concelho. Além de recato social, a autarca pediu às pessoas que evitem deslocações desnecessárias fora do concelho.

Solicita aos espaços de restauração que disponibilizem »sabonete líquido e/ou gel desinfetantes e implementem a máxima distância de segurança possível entre mesas (1 a 2 metros)», aos ginásios é pedido que encerrem as atividades ou reduzam o número de participantes e aos bares e discotecas é sugerido que fechem às 23h00.

LEIA MAIS
Coronavírus. Trump suspende voos da Europa durante 30 dias
Coronavírus: Itália fecha todos os estabelecimentos comerciais não essenciais

Impala Instagram


RELACIONADOS