Coronavírus: Francisco José Viegas de quarentena após encontro com Luis Sepúlveda

O ex-secretário de Estado da Cultura está em quarentena voluntária, após ter estado com o escritor chileno Luis Sepúlveda no encontro Correntes d’Escritas, na Póvoa do Varzim.

Coronavírus: Francisco José Viegas de quarentena após encontro com Luis Sepúlveda

Francisco José Viegas está em quarentena voluntária, após o encontro com Luis Sepúlveda, que está infetado com coronavírus, no evento Correntes d’Escritas, na Póvoa do Varzim, decorreu entre os dias 15 e 23 de fevereiro. O diagnóstico laboratorial do escritor chileno “foi positivo, aguardando confirmação pelo respetivo laboratório nacional de referência”, estando também a ser investigada a fonte de infeção, referiu a Direção-Geral de Saúde este fim de semana. Após contactar a Linha Saúde 24, o ex-secretário de Estado da Cultura foi aconselhado a ficar em casa.

LEIA DEPOIS
Atualização | Ministra da Saúde confirma dois casos de coronavírus em Portugal

«Tive vários contactos com ele e ainda por cima tinha estado na China e em Itália antes. É uma espécie de jackpot”, afirmou o escritor ao Expresso, adiantando que, para já, não tem sintomas.

Luis Sepúlveda está estável

De acordo com um comunicado da câmara municipal da Póvoa, divulgado no site, foi criado um “grupo de acompanhamento” só sobre o caso do escritor chileno que está infetado com coronavírus após ter estado em Portugal a propósito do festival Correntes d’Escritas, na Póvoa de Varzim. O grupo estará em contacto direto com as entidades responsáveis de saúde local, regional e nacional, tendo sido definido que toda a comunicação sobre este assunto será tratada diretamente pela DGS — que vai prestar declarações sobre as medidas a tomar.

Luís Sepúlveda, de 70 anos, e a mulher estão em isolamento no Hospital Universitário Central das Astúrias, em Oviedo, mas a situação é estável. Entretanto, há dois novos casos suspeitos de coronavírus na cidade do Porto: um homem que esteve em Itália e uma funcionária do hotel onde esteve hospedado o escritor chileno, durante o festival Correntes d’Escrita.

Texto: Carla S. Rodrigues; Foto: Reprodução Facebook

LEIA MAIS
Português de 30 anos encontrado morto na zona de Paris
Meteorologia: A previsão do tempo para esta terça-feira, 3 de março

Impala Instagram


RELACIONADOS