Como escolher um telemóvel para jogos?

A indústria dos videojogos tem registado um acentuado crescimento nas últimas décadas, crescimento esse que não se deve apenas ao sucesso comercial de consolas, como Xbox, Playstation ou Nintendo Switch, mas também aos avanços nos dispositivos móveis.

Como escolher um telemóvel para jogos?

O mobile gaming, isto é, os videojogos para telemóvel, assume-se cada vez mais como uma alternativa às plataformas convencionais, sendo possível encontrar no mercado vários videojogos que, embora inicialmente lançados apenas para consolas e computadores, estão hoje disponíveis para telemóvel, sendo Fortnite, Genshin Impact e PUBG Mobile três dos mais conhecidos exemplos.

No entanto, jogar no telemóvel pode, por vezes, ser um desafio. Tal como nos computadores, as especificações do hardware são manifestamente importantes, existindo um conjunto de fatores que influenciam decisivamente a performance do videojogo e, consequentemente, a experiência do jogador.

O que ter em consideração ao escolher um telemóvel para jogos?

Existem no mercado centenas de modelos de telemóveis. Perante um leque tão vasto de opções, não raras vezes torna-se confuso perceber quais os melhores telemóveis para jogos, afinal de contas o preço pode não querer dizer muito.

O processador de um telemóvel é, sem grandes dúvidas, um dos componentes mais importantes. O desempenho do processador impacta diretamente a velocidade do dispositivo, o desempenho dos jogos, a eficiência da bateria e a experiência do utilizador. Por estas razões, quanto melhor for o processador, melhor será a experiência de jogo.

A memória e a capacidade de armazenamento são também componentes notoriamente importantes. Regra geral, é recomendável encontrar um modelo com, pelo menos, 6 a 8 GB de RAM e, um mínimo, de 128 GB de armazenamento. Telemóveis com especificações inferiores às anteriormente referidas poderão não conseguir executar os jogos mais exigentes ou, mesmo que o consigam, não proporcionarão a melhor experiência de jogo.

Outra característica importante prende-se com o tamanho do ecrã. Embora não afete propriamente a performance de jogo, o tamanho do ecrã poderá ser decisivo na experiência do utilizador. Afinal de contas, existem jogos que pouco ou nenhum sentido fazem ser jogados num ecrã de reduzida dimensão, como, por exemplo, First Person Shooters (FPS). Por via de norma, recomenda-se um ecrã com um mínimo de 5,5 polegadas e com uma taxa de proporção de 18:9.

Um aspeto comummente negligenciado é a duração da bateria. Embora seja provavelmente o fator menos importante de todos os que elencamos até agora, não deixa de ter a sua relevância. Jogar no telemóvel é algo que consome muita bateria, por essa razão não podemos deixar de sugerir modelos com baterias de 4000 mAh (miliamperes-hora) ou superiores.

Hardware de qualidade é determinante em níveis diversos

Embora o hardware dos telemóveis seja determinante na experiência de jogo, existem outras aplicações móveis que também beneficiam das características que abordamos no ponto anterior, afinal de contas estes dispositivos não se destinam apenas a jogos.

Navegar na internet, utilizar redes sociais, como Facebook, Instagram, TikTok, Twitter, LinkedIn, entre outras, ver filmes ou séries e editar vídeos e fotografias são algumas das atividades que podem ser beneficiadas ao optar por um telemóvel que leve em conta as qualidades mencionadas.

 

Tais benefícios, no entanto, não se resumem apenas aos utilizadores. A evolução tecnológica permite também que as empresas que se dedicam à conceção e comercialização de produtos e serviços de entretenimento possam disponibilizar soluções mais avançadas e diversificadas aos seus destinatários.

Exemplo disso é a indústria de casino online, que pode se ver beneficiada em diversos níveis pelo uso de hardware de qualidade. Esses benefícios podem se dar tanto a nível de empresas desenvolvedoras de jogos do género, visto que com a intensificação tecnológica têm mais espaço e possibilidade de criar produtos mais sofisticados, quanto a nível de plataformas que disponibilizam este tipo de entretenimento aos usuários – uma vez que, além da oferta de jogos e do oferecimento de bónus e promoções, a funcionalidade do site também é um fator que tem-se em conta.

Ainda neste âmbito, e como já brevemente aludimos, o telemóvel ao longo das duas últimas décadas evoluiu de um simples dispositivo de comunicação, permitindo exclusivamente a realização e receção de chamadas e mensagens, para um dispositivo que rivaliza, verdadeiramente, com um computador. Por fim, referir que, se ainda pensa que os jogos são um exclusivo das consolas e dos computadores, nada como experimentar hoje mesmo descarregar alguns jogos gratuitos para telemóvel. Divirta-se!

Impala Instagram


RELACIONADOS