Clima de consumo na Europa em queda acentuada

As expectativas económicas, salariais e a disposição para adquirir algum produto ou serviço apresentaram variações negativas em relação ao mês anterior.

Clima de consumo na Europa em queda acentuada

O clima de consumo na Europa caiu significativamente em março, face a fevereiro, levando a valores negativos (-0,5 vs 11,5 respetivamente). As expectativas económicas, salariais e a disposição para adquirir algum produto ou serviço apresentaram variações negativas em relação ao mês anterior.

As expectativas económicas variaram em -37 pontos face a fevereiro, com todos os países a apresentarem um clima negativo. A Alemanha é o país com as expectativas económicas menos negativas (-9 pontos). Portugal caiu 46 pontos relativamente a fevereiro. No que concerne às expectativas salariais, este indicador caiu 30 pontos. A Hungria é o único país que mantém o indicador positivo, apesar da queda de 22 pontos. Portugal caiu 34 pontos face a fevereiro.

O indicador propensão para comprar é o que menos sofre com a conjuntura atual, tendo caído 7 pontos. São a Hungria, Itália, Sérvia e Bulgária que conseguem manter indicadores positivos (+28, +11, +9 e +4 respetivamente). Em Portugal, a predisposição para comprar caiu 9 pontos.

Portugueses não estão satisfeitos com acesso aos serviços de saúde

No que diz respeito aos serviços de saúde em Portugal, apenas 15% dos inquiridos revelou estar muito satisfeito com o acesso aos cuidados de saúde no SNS (…continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS