Cinco jovens detidos na Bélgica por violação de adolescente de 14 anos. Vítima suicidou-se

Três dos cinco jovens detidos são menores de idade. Suspeitos divulgaram imagens da violação na internet, o que poderá levado a adolescente a tirar a própria vida. Governo belga quer medidas duras

Cinco jovens detidos na Bélgica por violação de adolescente de 14 anos. Vítima suicidou-se

Cinco adolescentes foram detidos na Bélgica pela alegada violação em grupo de uma jovem de 14 anos. Segundo a imprensa belga, as imagens do ataque foram partilhadas na Internet, o que terá levado a vítima a suicidar-se quatro dias depois. Três dos suspeitos são menores de idade e estão num estabelecimento para jovens. Já os outros dois são adultos, de 18 e 19 anos, foram presos e devem ser presentes a tribunal esta quarta-feira, 9 de junho. A acusação só confirmou que estão a ser investigados por “atos ocorridos pouco antes da morte da vítima”.

De acordo com a imprensa belga, as imagens foram partilhadas nas redes sociais e isso terá sido determinante para que a jovem pusesse fim à vida quatro dias após o ataque, segundo um testemunho do pai da adolescente dado ao diário belga Het Nieuwsblad. “Essas imagens foram a gota de água para ela… o seu mundo inteiro desabou”, disse o pai da jovem. Foi através dessas imagens que as autoridades conseguiram chegar ao paradeiro dos atacantes. A vítima, que morava em Gavere, terá combinado um encontro com um amigo num cemitério em Gent a 15 de maio. No entanto, o jovem terá chegado acompanhado de outros quatro suspeitos e agredido a vítima.

Jef Vermassen, advogado do pai da vítima, confirmou ao Het Journaal, citado pelo canal VRT, que o pai e a jovem tinham procurado ajuda psicológica pouco tempo antes do ataque porque a adolescente não se andava a sentir bem. “O pai da vítima solicitou uma consulta, mas foram enviados para o hospital”, disse o advogado, acrescentando que não havia vaga para tratamento na altura pelo que a terapia só começaria a 21 de maio. A jovem acabou por cometer suicídio dia 19 desse mês. Segundo Vermassen, a terapia poderia ter feito diferença, ainda que a ajuda tenha sido procurada antes do ataque, caso tivesse sido oferecida mais rapidamente.

Governo quer medidas duras

O caso gerou uma forte resposta por parte de políticos e a secretária de Estado para a Igualdade, Sarah Schlitz, prometeu mesmo tomar medidas para evitar que as imagens de agressão sexual sejam publicadas e partilhadas online. “A distribuição destas imagens nas redes sociais não é apenas intolerável, mas também totalmente ilegal. Simplesmente não deveria ser possível”, disse, citada pela BBC, acrescentando que a sua equipa irá reunir-se com representantes de algumas redes sociais para discutir políticas de moderação.

O ministro da Justiça belga, Vincent Van Quickenborne, dirigiu-se ao parlamento, na passada quinta-feira, dizendo que esperava que se adotasse um projeto-lei que duplicasse a “pena máxima” para violação. Numa publicação no Twitter, o mesmo ministro definiu este caso como “horrível”, dizendo estar sem palavras. E apelou ainda a todas as vítimas de violência sexual para que apresentassem queixa, prometendo que a justiça “fará de tudo para deter e punir os criminosos”.

Também o primeiro-ministro belga, Alexander De Croo, esteve presente numa vigília em memória da adolescente, na passada quarta-feira, tendo comparado a violência sexual contra mulheres com uma “pandemia” e que o país deve lutar contra isso “com tanta energia” como luta pela crise sanitária, refere a Euronews.

Foto: Kirsten Velghe on Unsplash

Impala Instagram


RELACIONADOS