Caso real | «Todos nós, pais, sabemos que os nossos filhos estão tempo demais na escola»

Caso real: «Há pouco tempo, um aclamado psicólogo, de quem até gosto bastante, escreveu sobre o facto de ser quase uma tortura as crianças estarem na escola tantas horas por dia, dez a doze, dizia ele.»

Caso real | «Todos nós, pais, sabemos que os nossos filhos estão tempo demais na escola»

Um caso real contado ao site Crescer. «Há pouco tempo, um aclamado psicólogo, de quem até gosto bastante, escreveu sobre o facto de ser quase uma tortura as crianças estarem na escola tantas horas por dia, dez a doze, dizia ele. Desta vez, foi feito um estudo também nesse sentido, dizendo que as crianças passam horas a mais por dia na escola.

A minha questão é: o objetivo desse tipo de artigos é ensinar os pais a fazerem contas, ou é só mesmo fazer com que estes pais se sintam ainda mais culpados?

LEIA DEPOIS
Previsão do tempo para esta quarta-feira, 4 de dezembro

«Ninguém precisa de me dizer que estou demasiadas horas longe do meu filho»

Uma família com um horário razoável, das nove às cinco, já vai deixar a criança na escola das oito às seis. E isto é um caso de sorte, atenção. Se a pessoa trabalhar mais longe ou se tiver mais de uma hora de almoço, o tempo de permanência da criança na escola também irá obviamente aumentar.

Hoje saí de casa ainda não eram oito da manhã e vou voltar perto das seis e meia da tarde. Um dia desta semana o Gustavo não tinha dormido a sesta. Eu cheguei a casa perto da hora de jantar e já não o apanhei acordado. Ninguém precisa de me dizer que estou demasiadas horas longe do meu filho, porque eu já sei disso e já me sinto culpada por isso, ainda que não tenha outra opção.

É tempo de parar de fazer com que os pais se sintam ainda mais culpados do estilo de vida que levam e das horas de trabalho que fazem, e passar a tentar encontrar soluções.

É urgente reduzir as horas de trabalho de um dos progenitores, de modo a que a criança possa ir mais cedo para casa. É urgente que sejam dadas às pessoas condições decentes para serem pais decentes.»

LEIA MAIS
Ângelo Rodrigues sorridente em gravações de telefilme

 

Impala Instagram


RELACIONADOS