Cascais: Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente visitou o novo Centro Controlo

José Mendes visitou o C3 – Centro Controlo Cascais e considera esta estrutura um «belíssimo exemplo» dado pela vila enquanto «cidade inteligente»

O Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente visitou esta quarta-feira, 27 de junho, o novo Centro Controlo Cascais. Após uma longa visita, José Mendes em declarações ao site da CM Cascais, disse que este projeto extrapolou dos diapositivos em power point para uma “realidade” inspiradora. O membro do Governo esteve acompanhado e guiado nesta visita pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, Miguel Pinto Luz.

“Eu costumo dizer que já vi muitas smart cities pelo mundo fora em power point, mas na realidade vi muito poucas”, disse José Mendes.

O político disse ainda que este tipo de instalações “pode e deve” expandir-se pelo nosso país pois há um “casamento da tecnologia e a prestação de serviços, que é o mais importante para o cidadão”. José Mendes destacou ainda a sala de controlo e o call center deste C3.

O espaço C3 – Centro Controlo Cascais já tinha sido apresentado na conferência norte-americana CES 2018 (Consumer Electric Show), em Las Vegas, onde as ‘gigantes’ multinacionais também marcam presença. Portugal foi aí distinguido como um dos países mais inovadores do mundo.

LEIA MAIS: Portugal recebe unidade da Google no final deste ano

Este projeto da autarquia do distrito de Lisboa consiste em ter no mesmo espaço toda a informação de gestão do território e e coordenar todo esse tipo de operações (em articulação com outras instituições e privados que actuem no território). O objetivo será atrair grandes empresas para aqui testarem as suas soluções, sempre em parceria com a autarquia, o que conduzirá a um maior desenvolvimento económico e a mais qualidade de vida para os munícipes.

Cascais é o único concelho e experimental português onde os vencedores do Big Smart Cities testam as suas soluções (os três vencedores da última edição estão a instalar pilotos). A localidade está também a criar uma área específica destinada a testes de veículos autónomos.

Impala Instagram


RELACIONADOS