Cadela salva criança de 4 anos de morte por intoxicação

Foi o ganir do animal de estimação que deu o alerta à família. Na origem do incidente terá estado a deficiente instalação de um novo esquentador, comprado e usado poucas horas antes.

Cadela salva criança de 4 anos de morte por intoxicação

Uma cadela foi a salvação de um casal com uma criança de quatro anos que poderia ter morrido por inalação de monóxido de carbono.

“O animal foi essencial, até porque a família já estava na cama”, explicou Mauro Cardoso, adjunto de comando dos Bombeiros Voluntários de Tarouca, Viseu.

Quando a corporação foi chamada, já passava da uma hora da madrugada de sábado, encontraram um homem de 33 anos, com antecedentes cardíacos, “desorientado e com cefaleias”, revelou a mesma fonte ao JN.

A mulher de 30 anos, que entretanto tinha conseguido ligar ao cunhado a pedir ajuda, estava ainda dentro da habitação, a vomitar. A criança já tinha sido retirada de casa e colocada no veículo do familiar.

«Quando tentamos fazer algo, caímos para a morte»

“O casal foi alertado pela cadela, que começou a ganir. A dona acordou, levantou-se da cama, sentiu-se mal, mas ainda abriu a porta do quarto e pediu ajuda ao cunhado”, relata o adjunto do comando.

Na origem do incidente terá estado a deficiente instalação de um novo esquentador, comprado e usado poucas horas antes.

“O monóxido é mais pesado do que o ar, não tem cheiro, não notamos. Quando tentamos fazer alguma coisa, caímos para a morte. Se não houvesse um animal em casa que alertou, uma família inteira poderia ter morrido”, acredita Mauro Cardoso.

LEIA TAMBÉM
Confinamento com adolescentes? Há uma forma de tornar tudo mais fácil
Confinamento com adolescentes? Há uma forma de tornar tudo mais fácil
A antropóloga Fabiana Gomes e a curadora e formadora de mindfulness Georgiana Lecléry ajudam pais e filhos nos tempos de confinamento a lidarem melhor uns com os outros. (… continue a ler aqui)

 

Impala Instagram


RELACIONADOS