Britânico condenado por espionagem em Abu Dhabi vai ser libertado

Os Emirados Árabes Unidos concederam perdão ao académico britânico Matthew Hedges, que tinha sido condenado a uma pena de prisão perpétua por espionagem depois de ter confessado ser oficial do MI-6.

Britânico condenado por espionagem em Abu Dhabi vai ser libertado

O britânico vai ser libertado pelas autoridades de Abu Dhabi, a capital dos Emirados Árabes Unidos, assim que os procedimentos burocráticos forem concluídos.

A decisão foi anunciada depois de ter sido exibido em conferência de imprensa — sem direito a perguntas – um registo vídeo em que Matthew Hedges confessou que é “capitão dos serviços de informações britânicos”.

Hedges foi condenado a prisão perpétua na semana passada, o que provocou de imediato uma série de pressões políticas internacionais contra Abu Dhabi.

No anúncio da libertação do britânico, o Presidente dos Emirados Árabes Unidos, Khalifa bin Zayed Al Nahyan, refere que decidiu deixar sair em liberdade Matthew Hedges assim como “centenas de outros prisioneiros”.

LEIA MAIS: Turquia acusa Donald Trump de querer fechar os olhos à morte do jornalista

Nas imagens que foram mostradas na conferência de imprensa, Hedges, 31 anos, doutorado em Estudos do Médio Oriente pela Universidade de Durham, disse que é “capitão do MI-6 (serviços secretos britânicos)”.

As autoridades do emirado não autorizaram os jornalistas presentes na conferência de imprensa a gravar ou divulgar o vídeo da confissão.

 

Impala Instagram


RELACIONADOS