Brisa vai ter sistema de partilha de carros em Lisboa até final do ano

A concessionária de autoestradas Brisa estima ter, até final do ano, um sistema de partilha de carros disponível na cidade de Lisboa, anunciou hoje o presidente do conselho de administração da empresa, Vasco de Mello.

Brisa vai ter sistema de partilha de carros em Lisboa até final do ano

A concessionária de autoestradas Brisa estima ter, até final do ano, um sistema de partilha de carros disponível na cidade de Lisboa, anunciou hoje o presidente do conselho de administração da empresa, Vasco de Mello. Como parceiro neste projeto, a Brisa vai ter a DriveNow, que irá fornecer a frota automóvel.

Na conferência de imprensa de apresentação da parceria entre as duas empresas, Vasco de Mello frisou que este projeto será importante para a “mobilidade partilhada em Lisboa” e terá um “impacto significativo” na eficiência de transportes na capital.

O presidente do conselho de administração da Brisa destacou que as mudanças nos comportamentos e os novos hábitos de consumo da população urbana levam ao aumento do tráfego e defendeu que é preciso encontrar formas de promover o crescimento da sociedade, sem que isso afete o ambiente. Presente na conferência de imprensa, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina (PS), disse que este é um “grande projeto para a cidade” e para a qualidade de vida de quem passa por Lisboa diariamente.

“São cerca de 370 mil carros individuais que dão entrada na cidade de Lisboa”, acrescentou o autarca, afirmando que os problemas de trânsito na capital aumentam proporcionalmente com a sua economia.

Fernando Medina defendeu ainda que a partilha de veículos deverá ser conjugada com uma rede de transportes públicos sustentável e que a mobilidade deve ser vista “como um serviço”.

As duas empresas estão neste momento a trabalhar nas adaptações necessárias dadas as “especificidades da mobilidade” na cidade de Lisboa e preveem divulgar até setembro mais pormenores acerca do projeto.

A DriveNow existe desde 2011, está presente em 12 cidades europeias como Munique, Berlim, Londres ou Estocolmo, tem uma frota com cerca de 5.700 carros e recebe pedidos de veículos através de uma aplicação ou da página de internet.

 

Impala Instagram


RELACIONADOS