Jair Bolsonaro eleito Presidente: «Vamos mudar o destino do Brasil»

Bolsonaro firmou vitória na primeira volta das votações e chegou ao poder na segunda com 58 milhões de votos. A extrema direita chegou ao Brasil.

Jair Bolsonaro eleito Presidente: «Vamos mudar o destino do Brasil»

O candidato da extrema-direita, Jair Bolsonaro, confirmou no domingo a vitória nas eleições presidenciais brasileiras. Com 58 milhões de votos, a extrema-direita chega ao Palácio do Planalto no próximo dia 1 de janeiro.

De acordo com os dados oficiais, Bolsonaro foi eleito 38.º Presidente da República Federativa do Brasil. Com 57.765.131 votos (55,15%), Bolsonaro derroutou Fernando Haddad (PT, esquerda) que conquistou nesta segunda volta 46.969.763 votos (44,85%).

Os resultados praticamente finais foram divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral às 21:00 locais (00:00 em Lisboa), duas horas após o fecho das últimas urnas.

LEIA MAIS: Notícias falsas através do WhatsApp nas eleições no Brasil é fenómeno sem precedente

Bolsonaro partilhou, no primeiro discurso enquanto presidente, um vídeo na sua página de Facebook. Nele afirma: «Somos declarados vencedores desse pleito, seguindo ensinamento de Deus».

Mais tarde à porta de sua casa, o candidato de extrema-direita afirmou que vai «mudar o destino do Brasil». Com uma bíblia agradeceu a Deus e garantiu ser “um defensor da Constituição, da democracia e da liberdade”. Esta é uma promessa diferente das declarações de ódio, sobretudo contra negros, mulheres, homossexuais e indígenas, que tem apresentado e defendido ao longo dos anos, particularmente durante a campanha eleitoral.

A oposição apelou à cidadania. Fernando Haddad sublinhou que a soberania e democracia «estão acima de todos nós». Haddad diz ter «outro projeto de Brasil na cabeça» e apelou à coragem do povo nos próximos quatro anos.

LEIA MAIS: BE receia degradação democrática no Brasil e pede vigilância da comunidade internacional

Numa conferência de imprensa no Palácio do Planalto, o ainda presidente do Brasil, Michel Temer, mostrou-se convicto de que o seu sucessor «fará um governo de muita paz e harmonia que é o que o nosso país necessita». Temer afirma ainda que acredita que Bolsonaro «busca a unidade, a pacificação e harmonia do país que seguramente todos desejam».

Jair Bolsonaro vence as eleições com os votos da maioria da comunidade emigrante brasileira. Em Portugal, o candidato ganhou com larga maioria em Lisboa e no Porto.

O Brasil encontra-se mais dividido do que nunca. Ao longo da campanha eleitoral foi visível esta divisão nas ruas brasileiras. O azul, verde e amarelo apoiavam o «mito», como Bolsonaro é conhecido. Cânticos anti-PT e réplica de armas invadiram as ruas num apoio ao candidato de extrema direita que afirmara «fuzilar a petralhada».

Do outro lado, os apoiantes de Fernando Haddad demonstravam-se emotivos. O candidato do Partido dos Trabalhadores [PT], Fernando Haddad, afirmou, ao longo da campanha eleitoral, ser líder da oposição. Numa clara tentativa de derrotar a extrema-direita, o PT não conseguiu a desejada vitória.

Jair Bolsonaro é o 38º Presidente do Brasil

Capitão do exército reformado e defensor da ditadura militar – regime que vigorou no Brasil entre 1964 e 1985 -, Jair Messias Bolsonaro nasceu a 21 de março de 1955 (63 anos). Iniciou a carreira política como uma figura caricata de posições extremas e discursos agressivos em defesa da autoridade do Estado e dos valores da família cristã.

Chamado de “mito” e “herói” pelos seus apoiantes e de “perigo à democracia” por críticos e adversários, Jair Bolsonaro está na política brasileira há 28 anos. Foi eleito deputado (membro da câmara baixa) sete vezes consecutivas, mas sem nunca ter ocupado um cargo importante no Parlamento.

Bolsonaro ganhou notoriedade nos últimos anos e transformou-se num líder capaz de mobilizar milhares de eleitores desiludidos com a mais severa recessão económica da história do Brasil, que eclodiu entre os anos de 2015 e 2016, ao mesmo tempo em que as lideranças políticas tradicionais do país têm sido envolvidas em escândalos de corrupção.

LEIA MAIS: Presidente do Brasil pretende fazer pronunciamento após resultados

 

 

Impala Instagram


RELACIONADOS