Lote de bolachas contaminadas com óxido de etileno retiradas do mercado

Autoridade Regional das Atividades Económicas da Madeira alerta para um lote de bolachas contaminadas com sementes provenientes da Índia.

Lote de bolachas contaminadas com óxido de etileno retiradas do mercado

A Autoridade Regional das Atividades Económicas (ARAE) da Madeira alerta nesta terça-feira, 10 de agosto, para o risco de consumo de bolachas Crich. De acordo com a ARAE, as bolachas contaminadas contêm “sementes de sésamo provenientes da Índia […] com óxido de etileno”. Em causa está um lote específico das Bio Crackers, Sésamo e Alecrim com Azeite Virgem Extra. Em comunicado, a ARAE esclarece que o lote será retirado imediatamente do mercado, após um alerta da Rapid Alert System for Food and Feed (RASFF). A ARAE explica que o lote 5.920 tem sementes de sésamo contaminadas com óxido de etileno “em níveis superiores ao Limite Máximo de Resíduos”.

Bolachas contaminadas constituem “risco grave para a saúde humana”

“Esta constatação constitui um risco grave para a saúde humana, uma vez que o óxido de etileno está classificado como mutagénico da categoria 1B, cancerígeno da categoria 1B e tóxico para a reprodução da categoria 1B, em conformidade com o Regulamento (CE) n.º 1272/2008 do Parlamento Europeu e do Conselho. Além disso, o óxido de etileno não está aprovado como substância ativa para utilização em produtos fitofarmacêuticos na União, como refere o Regulamento de Execução (UE) 2020/1540, da Comissão, de 22 de outubro de 2020, que altera o Regulamento de Execução (UE) 2019/1793 no que diz respeito às sementes de sésamo originárias da Índia.” A ARAE alerta por isso para o não consumo as bolachas do lote em causa.

LEIA AGORA
Lidl, Em Portugal, de acordo com a Deco, o supermercado mais barato é o Jumbo. Seguem-se Modelo, Continente, Lidl, Pingo Doce, Intermarché e Minipreço
Sabe qual é o supermercado mais barato em Portugal?
Em Portugal, de acordo com a Deco, o supermercado mais barato é o Jumbo. Seguem-se Modelo, Continente, Lidl, Pingo Doce, Intermarché e Minipreço (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS