Biotina: conheça os benefícios para a sua pele e cabelo

Esta vitamina tão importante pode ser encontrada naturalmente em alimentos como amendoim, amêndoas, castanhas, avelãs, cereais integrais, farinha de trigo, ovo cozido e até cogumelos, só para enumerar alguns exemplos que fazem parte da alimentação diária de todos nós.

Biotina: conheça os benefícios para a sua pele e cabelo

A biotina, que é também conhecida por vitamina H ou vitamina B7, trata-se de uma vitamina hidrossolúvel que é fundamental para o bom funcionamento do corpo. E porquê? Porque está diretamente relacionada com a produção de glicogénio e de proteínas, essenciais para a proteção e manutenção da saúde da pele, dos cabelos, das unhas, assim como para garantir a energia nas células e manter a produção de proteínas.

Esta vitamina tão importante pode ser encontrada naturalmente em alimentos como amendoim, amêndoas, castanhas, avelãs, cereais integrais, farinha de trigo, ovo cozido e até cogumelos, só para enumerar alguns exemplos que fazem parte da alimentação diária de todos nós.

Além disso, a biotina pode ser obtida sobre a forma de suplemento, nomeadamente, em cápsulas, desde que recomendado pelo médico ou nutricionista. Isto acontece quando não é possível obter as quantidades necessárias da vitamina para o bom funcionamento do corpo através da alimentação.

Para que serve a biotina?

Visto que a biotina é uma vitamina essencial para o bom funcionamento das células, então, devemos tomar atenção em integrá-la no nosso organismo, principalmente nesta altura do ano. É bastante comum que no outono o nosso cabelo enfraqueça e a pele perca algum do seu brilho. O reforço de biotina pode ajudar a contornar esses problemas.

Benefícios para o cabelo

Alguns estudos comprovam como a biotina favorece a produção de queratina, que é, como saberá certamente, uma importante proteína do nosso corpo. É essencial principalmente para uma maior beleza de cabelo, pele e unhas. Mas também para o nosso bem-estar geral, visto que quando nos sentimos bem e bonitos, a nossa autoestima aumenta e sentimo-nos como se fôssemos capazes de dominar o universo.

Devemos ainda alertar para uma questão muito específica: quando a queda de cabelo acontece frequentemente, devido a problemas genéticos, saiba que os efeitos da biotina são mais limitados.

De igual modo, existem outras ações e comportamentos que temos ao longo da vida que podem prejudicar principalmente a saúde do nosso cabelo, como é o caso do tabaco e do uso excessivo de cabelo preso ou amarrado.

Benefícios para a pele

Já percebeu, então, a importância da biotina para ter um cabelo forte, bonito e saudável. O mesmo pode acontecer com a sua pele. Afinal, quem não deseja manter o aspeto de pele jovem durante mais tempo?

Isto acontece porque a biotina ajuda a garantir a energia nas células. Ademais, permite manter uma produção adequada de proteínas, dado que ajuda na formação de aminoácidos (as unidades formadoras de proteínas).

Há ainda um grande benefício da biotina para a sua pele: além de favorecer a hidratação da mesma, esta vitamina permite a formação de colagénio e queratina pelo organismo, sem as quais é impossível garantir a elasticidade e resistência da pele.

Onde pode encontrar biotina?

Além de ser encontrada naturalmente em alimentos, como aqueles que já lhe indicamos no início deste artigo, a biotina pode também ser encontrada em forma de suplemento em cápsulas, champôs, condicionadores, máscaras de cabelo, sérum para fortalecimento de unhas, entre muitos outros produtos.

Impala Instagram


RELACIONADOS