Bebé com doença muito rara ‘renasce’ com medicamento Zolgensma

Maria Clara, a bebé de Santarém que luta contra uma doença degenerativa muito rara que pode causar a morte, ‘renasceu’ desde que tomou o Zolgensma, o medicamento que lhe permite combater a atrofia muscular espinhal tipo 1, que lhe foi diagnosticada aos 3 meses.

Bebé com doença muito rara 'renasce' com medicamento Zolgensma

Maria Clara, a bebé de Santarém que luta contra uma doença degenerativa muito rara que pode causar a morte, ‘renasceu’ desde que tomou o Zolgensma, o medicamento que lhe permite combater a atrofia muscular espinhal tipo 1, que lhe foi diagnosticada aos 3 meses. “Desde que tomou o medicamento, no dia 21 de maio, a Maria Clara evoluiu muito a nível do desenvolvimento muscular e mostra grandes progressos”, relata a mãe, Carina Mendes.

A caminho dos 8 meses, a bebé já tenta mexer os braços à procura dos brinquedos e começa a desenvolver forças. “Temos muita esperança”, confessa a progenitora, explicando que a sua “bebé guerreira“, nome pelo qual ficou conhecida, tem todos os dias preenchidos com fisioterapia, terapia ocupacional e terapia da fala e respiratória. Além dos profissionais de que a acompanham, os próprios pais assumem este papel diário, em casa, tentando estimular a bebé. “Os médicos dizem que a evolução é bastante favorável”, acrescenta. O próximo grande objetivo passa pela menina consiga firmar o tronco e sentar-se.

Os pais enfrentam despesas avultadas para garantir os tratamentos de que Maria Clara precisa face às poucas ajudas do Estado. O pai é operário fabril e a mãe deixou de trabalhar para ficar em casa a cuidar da bebé. Lamentam que a onda de solidariedade esteja a diminuir. “Os donativos são cada vez menos e só aumentam quando algum famoso partilha a história”, explica a mãe. Saiba como pode ajudar aqui.

Impala Instagram


RELACIONADOS