Bandeiras da Ucrânia bloqueiam caminho do embaixador russo na Polónia

Manifestantes e uma instalação representando as atrocidades russas na Ucrânia bloquearam hoje o caminho do embaixador da Rússia na Polónia enquanto tentava colocar uma coroa de flores num memorial aos soldados soviéticos em Varsóvia.

Bandeiras da Ucrânia bloqueiam caminho do embaixador russo na Polónia

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia criticou a Polónia sobre o incidente, dizendo que o governo de Varsóvia foi informado com antecedência sobre o plano do embaixador de visitar o cemitério e o memorial do Exército Vermelho e que não agiu para garantir que pudesse prestar homenagens no memorial.

Em comunicado, o ministério disse que o incidente demonstra “a duplicidade da política de Varsóvia em avaliar os eventos da Segunda Guerra Mundial e tentar esquecer o papel da nação russa no salvamento dos países europeus escravizados pela Alemanha nazista”, e anunciou que o incidente “não ficará sem uma reação adequada”.

A instalação em Varsóvia incluía centenas de bandeiras e cruzes ucranianas azuis e amarelas que serviam como lápides simbólicas para ucranianos mortos por russos durante a guerra lançada por Moscovo no ano passado.

Uma poça de sangue falso debaixo das cruzes sublinhava a mensagem do protesto, apresentado pela Euromaidan-Warszawa, uma iniciativa de cidadãos que apoia a Ucrânia.

A organizadora Viktoria Pogrebniak disse que a instalação tinha como objetivo lutar contra a propaganda russa e “mostrar a imagem real ao mundo”, e que o embaixador e outros diplomatas russos teriam que passar por cima dos simbólicos cadáveres de ucranianos se quisessem chegar ao memorial.

A Polónia derrubou o comunismo apoiado por Moscovo em 1989, sendo hoje um aliado da Ucrânia, fornecendo armas a Kiev e dando refúgio a ucranianos.

VP // RBF

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS