Zero apoia restrições ao trânsito na Baixa de Lisboa mas quer mais

Zero «apoia fortemente» proposta para restringir trânsito na zona Baixa-Chiado, apesar de achar que não é «coerente e equitativa» para todos os veículos.

Zero apoia restrições ao trânsito na Baixa de Lisboa mas quer mais

A associação ambientalista Zero disse hoje que «apoia fortemente» a proposta da Câmara Municipal de Lisboa para restringir o trânsito na zona Baixa-Chiado, mas considera que «falha ao não ser coerente e equitativa» para os diferentes tipos de veículos. De acordo com o comunicado enviado às redações, a Zero «apoia fortemente a ideia da nova Zona de Emissões Reduzidas (ZER) Avenida Baixa-Chiado, mas quer maior coerência e mais ambição» e, por essa razão, apresenta sugestões para serem ponderadas na avaliação do projeto. O período de discussão pública da ZER Avenida Baixa-Chiado começa hoje com uma sessão na Junta de Freguesia da Misericórdia, pelas 18:00, e outra na Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, às 21h00.

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Alterações ao trânsito «para a melhoria da qualidade de vida»

«A requalificação em termos de espaço público e de investimento numa mobilidade mais sustentável, principalmente na zona da Baixa, são medidas cruciais e decisivas para a melhoria da qualidade de vida», sublinha a nota, acrescentando que «os benefícios em termos de qualidade do ar e ruído serão muito significativos». Contudo, a proposta apresentada pelo município, liderado por Fernando Medina (PS), «falha ao não ser coerente e equitativa para os diferentes tipos de veículos», porque «não tem sentido exigir» que os transportes individuais e remunerados de passageiros em veículos descaracterizados a partir de plataforma eletrónica (TVDE) «só possam circular nesta zona se forem elétricos, permitindo, no entanto, a circulação a táxis com idades até 20 anos». O comunicado explicita que os táxis mais antigos «são responsáveis por uma enorme poluição» e «o mesmo se passa com os veículos que efetuam cargas e descargas» ou com os «veículos com lugares privativos».

Fim gradual de veículos poluentes

Por isso, a Zero propõe que os «veículos associados às exceções de circulação» na Baixa, como «táxis, cargas e descargas (comerciantes), veículos com lugar privativo e turísticos regulares, respeitem um calendário anual de redução de emissões», prossegue a nota. O calendário apresentado pela associação ambientalista sugere que a partir de 01 de agosto apenas circulem veículos que tenham sido fabricados depois de 2000 e que até 01 de janeiro de 2021 seja impedida a circulação a veículos construídos antes de 2005. O objetivo é permitir a «adaptação às sucessivas restrições» de modo a que a partir de 01 de janeiro de 2024 apenas circulem veículos elétricos nesta zona. Relativamente aos TVDE, é recomendado que a partir de 01 de janeiro do próximo ano «só possam circular veículos elétricos» na Baixa.

Incentivos à troca de veículos

«A Zero defende incentivos, ao longo do tempo e à medida que as exigências forem crescendo, para os comerciantes e outros utilizadores incluídos nas exceções nesta área que necessitem de trocar veículos a combustão por veículos elétricos», refere o documento, sublinhando a necessidade de disponibilizar postos de carregamento «lentos e rápidos». A associação ambientalista considera ainda que «as medidas previstas» para a ZER Avenida Baixa-Chiado devem fazer parte de uma «abordagem integrada dos grandes problemas de poluição do ar e ruído» da cidade, que inclua o Terminal de Cruzeiros e o aeroporto Humberto Delgado, principalmente «contexto dos compromissos» como Capital Verde Europeia 2020.

Estacionamento na Baixa só para residentes

O município da capital anunciou em 31 de janeiro que o trânsito automóvel na zona Baixa-Chiado vai ser exclusivo a residentes, portadores de dístico da Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (EMEL) e veículos autorizados, entre as 06h30 e as 00h00, a partir de julho/agosto.

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