Vulcão nas Canárias abre nova boca eruptiva e obriga a mais evacuações

O vulcão Cumbre Vieja na ilha de La Palma, nas Canárias, que entrou em erupção no passado domingo tem uma nova boca eruptiva, situação que obrigou a evacuar mais 500 habitantes.

Vulcão nas Canárias abre nova boca eruptiva e obriga a mais evacuações

O vulcão Cumbre Vieja na ilha de La Palma, nas Canárias, que entrou em erupção no passado domingo por volta das 15h – após uma semana em que foram registados milhares de sismos –, tem uma nova boca eruptiva, situação que obrigou a evacuar mais 500 habitantes, subindo assim para seis mil o número de pessoas evacuadas, informaram as autoridades. “Cerca de 500 pessoas” tiveram que deixar as suas casas durante a noite de segunda-feira, confirmou à agência de notícias AFP Lorena Hernandez Labrador, vereadora de Los Llanos de Aridane, uma localidade vizinha gravemente afetado pelos fluxos de lava.

“O aparecimento de uma nova boca eruptiva” na área de Tacande, na cidade de El Paso, levou à “retirada dos habitantes”, publicou na rede social Twitter o serviço de socorro de emergência do arquipélago na noite de segunda-feira. Um total de seis mil pessoas já foram retiradas das suas casas desde o início da erupção do vulcão. A abertura desta boca eruptiva ocorreu após um novo sismo com magnitude de 4,1, registado às 21h32 de segunda-feira, horário local, de acordo com o Instituto Vulcanológico das Ilhas Canárias (Involcan).

Oito a diz mil toneladas de dióxido de enxofre por dia

Os fluxos de lava expelidos pelo vulcão Cumbre Vieja, que perderam velocidade, ainda não haviam chegado ao oceano esta manhã quando, segundo previsões preliminares, deveriam ter chegado ao litoral na noite de segunda-feira. O vulcão Cumbre Vieja expele colunas de fumo que atingem várias centenas de metros de altura e entre 8 mil e 10 mil toneladas de dióxido de enxofre por dia, segundo a Involcan, mas, apesar disso, o espaço aéreo não foi encerrado. A empresa que administra os aeroportos em Espanha (AENA) anunciou que todos os voos programados para segunda-feira no aeroporto de La Palma foram realizados e que outros 48 estavam programados para hoje.

Esta erupção, a primeira desde 1971 nesta ilha povoada por cerca de 85 mil habitantes, não causou vítimas, mas está a causar danos significativos. A lava lançada pela erupção vulcânica que começou no domingo na ilha de La Palma cobre 106 hectares de terra e destruiu 166 casas e outros edifícios. O cálculo foi feito pelo programa de emergência por satélites da União Europeia Copernicus, que publicou hoje uma imagem tirada pelo satélite Sentinel 2 e que reflete a situação na noite de segunda-feira.

 

Impala Instagram


RELACIONADOS