Veja a foto que ganhou o prémio World Press Photo de 2018

O fotógrafo venezuelano venceu o prémio de Foto do Ano com uma imagem tirada durante confrontos com a polícia em Caracas, intitulada «Crise da Venezuela».

O fotógrafo venezuelano Ronaldo Schemidt venceu o prémio de Foto do Ano da World Press Photo com a imagem de um homem a arder, durante confrontos com a polícia em Caracas, intitulada “Crise da Venezuela”.

LEIA TAMBÉM: Presidente do júri do World Press Photo 2017 votou contra imagem vencedora

O homem na fotografia, José Víctor Salazar Balza, de 28 anos, foi incendiado pelo depósito de uma motorizada que explodiu durante violentos confrontos com a polícia antimotim durante uma manifestação contra o Presidente, Nicolás Maduro, na capital, e sobreviveu ao incidente com queimaduras de primeiro e segundo graus, indicou a World Press Photo em comunicado.

A imagem captada em maio do ano passado por Schemidt, fotojornalista nascido em 1971, que trabalha para a agência de notícias francesa AFP no México, venceu também o primeiro prémio na categoria ‘Spot News Single’.

Na cerimónia de anúncio dos prémios da 61.ª edição do concurso anual World Press Photo, realizada na quinta-feira à noite em Amesterdão, a presidente do júri, Maddalena Herrera, diretora de fotografia da Geo France, descreveu a imagem vencedora como “uma foto clássica, mas que tem uma energia e dinâmica instantâneas”.

“As cores, o movimento — e está muito bem composta, tem força. Provocou em mim uma emoção instantânea”, afirmou.

 

VEJA AINDA: World Press Photo | Esta foi a melhor imagem de 2016


RELACIONADOS