Vacina contra cancro da mama apresenta 100% de eficácia

No estudo publicado na Nature Communications, vacina contra o cancro da mama apresentou eficácia de 100%. Imunizante é baseado em biomaterial e combina quimioterapia e imunoterapia para tratar tumores agressivos.

Vacina contra cancro da mama apresenta 100% de eficácia

Uma vacina contra o cancro da mama apresentou eficácia de 100%, de acordo com os investigadores do Harvard’s Wyss Institute. No estudo publicado na Nature Communications, é explicado que o imunizante é baseado em biomaterial e combina quimioterapia e imunoterapia para tratar tumores agressivos. Nos testes realizados em laboratório, 100% dos pacientes diagnosticados com cancro da mama triplo-negativo receberam a vacina e sobreviveram. “Este tipo de cancro não estimula respostas imunológicas suficientemente fortes e as imunoterapias existentes não conseguiram tratá-lo”, afirmou Hua Wang, coautor do artigo.

ADN sintético nas vacinas

Com este novo tipo de tratamento, a quimioterapia produz um grande número de fragmentos de células cancerosas mortas que o sistema imunológico pode usar para produzir uma resposta específica para aquele caso. Para além disso, os investigadores adicionaram ADN sintético às vacinas, conseguindo assim melhorar ainda mais a resposta imunológica. Esta adição impede que as células cancerosas se ‘escondam’ do tratamento. “Um dos fatores que limita o desenvolvimento de vacinas contra o cancro é a seleção de antigénios associados ao tumor, uma vez que atualmente só temos uma biblioteca muito pequena de antigénios conhecidos para algumas linhas de células tumorais específicas”, explicou Alex Najibi, outro dos envolvidos na investigação.

LEIA MAIS
Descoberto anticorpo capaz de evitar disseminação do cancro
Descoberto anticorpo capaz de evitar disseminação do cancro
Investigadores italianos descobriram que anticorpo monoclonal volociximab foi testado no tratamento de cancro de mama e revelou-se eficaz para travar metástases. (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS