Um dos maiores icebergues já vistos está em formação após se soltar da Antártida

Um icebergue de um bilião de toneladas, um dos maiores já vistos, está a formar-se, depois de se soltar do continente antártico, disseram investigadores da Universidade de Swansea (Reino Unido).

Um dos maiores icebergues já vistos está em formação após se soltar da Antártida

Um icebergue de um bilião de toneladas, um dos maiores já vistos, está a formar-se, depois de se soltar do continente antártico, disseram hoje investigadores da Universidade de Swansea (Reino Unido).

“A formação produziu-se entre segunda e quarta-feira”, indicaram os especialistas, que monitorizam a evolução deste bloco de gelo gigantesco.

O bloco, com 600 quilómetros quadrados, separou-se da plataforma de gelo Larsen C, da Antártida Ocidental, a sul do continente americano.

Esta separação era esperada pelos cientistas, que há mais de dez anos seguiam uma grande fenda, cuja propagação se acelerou a partir de 2014. A massa de gelo, com 200 metros de espessura, não deverá mover-se para longe nem muito depressa, mas deverá continuar a ser monitorizada.

Correntes e ventos podem eventualmente empurrar o icebergue para norte do Antártico, o que causaria dificuldades à navegação. Segundo os cientistas, a separação não vai afetar o nível do mar, porque o gelo que se desprendeu já estava no oceano, embora alguns especialistas admitam que possa acelerar a desestabilização da Larsen C.

Segundo a Agência Espacial Europeia (AEE) e o cientista Noel Gourmelen, da Universidade de Edimburgo, o icebergue que se vai criar será um dos maiores da Antártida, com 1.155 quilómetros cúbicos de gelo, equivalente à água necessária para encher 462 milhões de piscinas olímpicas.

A AEE assinalou também que as plataformas vizinhas, Larsen A e Larsen B, experimentaram um processo similar com “fragmentações espetaculares” em 1995 e 2002, respetivamente.

 

Impala Instagram


RELACIONADOS