Abate de estrada entre Borba e Vila Viçosa | «As operações de resgate podem demorar semanas»

Parte do troço da estrada nacional 255 abateu em Évora esta segunda-feira. A Proteção Civil afirmou que as «operações de resgate podem demorar semanas».

Parte da EN255 ruiu durante a tarde desta segunda-feira, dia 19 de novembro, entre Vila Viçosa e Borba, em Évora. «Há feridos e mortos», confirmou ao nosso site fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Évora. «A retroescavadora com o corpo de uma das vítimas» já foi avistada, avança  a Lusa.

Ao que a Impala apurou junto do Portal de Infraestruturas de Portugal, a estrada, que é ladeada pela pedreira do Palácio, especializada em extracção de mármore, abateu.

A Proteção Civil suspeita que «quatro a cinco pessoas poderão ter ficado submersas no interior da pedreira». Há suspeitas de que duas pessoas terão morrido.

As vítimas seguiam numa carrinha de caixa aberta e numa retroescavadora quando a estrada ruiu. O acidente ainda terá envolvido um veículo ligeiro.

Durante a tarde, fonte do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) adiantou à agência Lusa que as equipas de socorro tiveram grandes dificuldades em ter acesso às vítimas, cujo número é ainda não foi confirmado.

A mesma fonte assinalou que a retroescavadora seria de uma empresa que opera numa das pedreiras da zona, enquanto os automóveis seriam de particulares.

Declarações do Representante da Proteção Civil

«As operações de resgate podem demorar horas, dias ou semanas», afirma o representante da proteção civil do distrito de Évora, José Videira. Devido à complexidade do local e para que ninguém seja colocado em risco, as operações de resgate poderão decorrer por tempo indeterminado.

No local estão 84 operacionais e 39 veículos. As autoridades afirmam que vão estar em estado de alerta nos próximos dias. Amanhã nas primeiras horas – assim que as condições meteorológicas o permitirem – será feita uma avaliação apurada em conjunto com o departamento de geologia, engenharia militar e os responsáveis pela pedreira para avaliar as operações de resgate que possam ser efetuadas.

Esta noite será então feito o «resgate das duas vítimas mortais», as únicas confirmadas até agora.

O alerta do incidente foi dado às 16h00. A estrada que ruiu provocou também o deslizamento de duas viaturas. No local encontram-se os bombeiros de Borba, Estremoz, Vila Viçosa e Elvas, GNR e VMER e um helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

A circulação na estrada encontra-se cortada nas duas vias.

[em atualização]

Texto: Redação Win - Conteúdos Digitais                          Fotos: Facebook

 

 

 

 

 

 

Impala Instagram


RELACIONADOS