Três mortes por cólera em surto após ciclone Idai

As autoridades de saúde moçambicanas anunciaram hoje a terceira morte num surto de cólera que se seguiu ao ciclone Idai no centro do país.

Três mortes por cólera em surto após ciclone Idai

As autoridades de saúde moçambicanas anunciaram hoje a terceira morte num surto de cólera que se seguiu ao ciclone Idai no centro do país. As duas primeiras mortes tinham sido registadas na última semana nos distritos de Beira e Dondo, enquanto que a terceira hoje anunciada aconteceu no distrito de Nhamatanda, zona oeste da província de Sofala.

O surto já infetou mais de 2.000 pessoas, 94% das quais têm sido curadas. No entanto, o número de infeções é largamente superior aos surtos recorrentes anualmente durante a época das chuvas.

A destruição do ciclone Idai terá agravado as condições sanitárias e de higiene, promovendo a propagação da cólera através da água e alimentos.

Ainda segundo dados hoje apresentados, pelo menos 217.000 pessoas já foram vacinadas contra a doença no âmbito da campanha que arrancou na quarta-feira. O número de pessoas vacinadas representa 26% do objetivo total.

O ciclone Idai provocou 598 mortes e afetou 1,4 milhões de pessoas em Moçambique, segundo o mais recente balanço das autoridades.

LEIA MAIS

Mulher tinha abelhas nos olhos a alimentar-se das suas lágrimas

Previsão do tempo para sábado, 6 de abril

Impala Instagram


RELACIONADOS